/Alunos da rede municipal de ensino participam de I Torneio de Robótica

Alunos da rede municipal de ensino participam de I Torneio de Robótica

Competição segue até às 17h desta sexta-feira, no Ginásio de Camalaú

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Educação e o Setor de Tecnologia da Educação (STE), realiza, nesta sexta-feira (29), o I Torneio Municipal de Robótica. O evento acontece Ginásio de Camalaú até às 17h, e reúne cerca de 128 alunos de 11 escolas municipais.

A iniciativa tem como objetivo estimular a criatividade, o espírito de colaboração esportivo e o domínio da tecnologia. Após um ano de introdução da robótica nas escolas, da estruturação do STE e da implantação da Escola de Robótica, o evento busca expor a evolução da robótica no município e motivar e estimular alunos e professores no uso da robótica educacional.

“Há um ano iniciamos esse projeto de introdução da robótica nas escolas do município pensando justamente nesse retorno. É muito importante termos educandos envolvidos em trabalhos que complementam a formação básica. Foi com muita dedicação que iniciamos esse projeto que faz parte agora do currículo das escolas de Cabedelo e, com certeza, são ações que levarão a cidade a se destacar no cenário estadual e brasileiro, pois contamos com o interesse, a participação e competência do alunado”, declarou o prefeito Vitor Hugo Castelliano.

A competição envolve três categorias: Entrega de Suprimentos – desafio que consiste na entrega de medicamentos para uma unidade hospitalar em uma hipotética situação de socorro; Operação de Limpeza – na qual o modulo robótico tem como missão remover entulhos e obstáculos para realizar uma operação de resgate; e Resgate – baseada na prova prática da Olímpiada Brasileira de Robótica, em que o robô completamente autônomo deve localizar uma vitima sem interferência humana.

“Os professores envolvidos trabalharam duro o ano inteiro com a robótica, trazendo prêmios para Cabedelo e, hoje, finalizamos nossos trabalhos com esse lindo campeonato. O trabalho com a robótica nas escolas faz com que a educação do município flua e se destaque cada vez mais. Só temos a agradecer e desejar sucesso aos nossos alunos”, declarou a secretária de educação, Marcia Oliveira.

As disputas acontecem em cinco arenas de competição, sendo 3 para modalidade Resgate, 01 para operação limpeza e 01 para entrega de suprimentos. Cada equipe vai competir 3 vezes, sendo cada rodada um nível de dificuldade diferente. A competição busca similar um ambiente de desastres em que cada modalidade representa um desafio a ser superado pelos competidores. A performance das equipes foi avaliada por alunos da UFPB.

“Essa competição é a culminância de um ano de trabalho com a robótica nas escolas do município. É uma hora de apresentar resultados e agradecer ao apoio da Secretaria, dos gestores escolares, o empenho de professores e alunos no processo de desenvolvimento dessa prática em Cabedelo”, comentou o treinador robótica, Luciano Brito.

Ao todo, são 128 equipes participando o Torneio e um cuidador (membro auxiliar de equipe), de 11 escolas:

– Plácido de Almeida

– Elizabeth Ferreira

– Maria das Graças Rezende

– Vereador Pedro Américo

– Miranda Burity

– Marizelda Lira

– Paulino Siqueira

– Rosa Figueiredo

– Adolfo Maia

– Maria Pessoa

– Centro Integrado Imaculada Conceição