/Após dois anos de espera, população dos Jardins Alfa, Beta e Gama comemora inauguração da USF local

Após dois anos de espera, população dos Jardins Alfa, Beta e Gama comemora inauguração da USF local

O prefeito Vitor Hugo entregou, nesta sexta-feira (25), a reforma da Unidade de Saúde da Família (USF) Jardins, beneficiando cerca de 6 mil pessoas, residentes nas comunidades Alfa, Beta e Gama.

O prédio que abrigará a Unidade estava alugado há dois anos, sem utilização. O contrato de locação, datado de 1º de julho de 2016, custou aos cofres públicos a quantia total de R$ 129.600,00.

A USF Jardins fica localizada em frente à Mata do Amém, próxima ao Posto Castelinho. O prédio possui instalações acima dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde (MS), com salas e consultórios mais amplos e com todos os equipamentos renovados.

“Assim que assumimos o mandato, há mais ou menos 50 dias, eu pedi que dessem prioridade a essa USF, para que pudéssemos inaugurá-la em caráter de emergência, porque sei da dificuldade das pessoas que moram aqui, do quanto precisam de um posto de saúde. Enfim vamos conseguir atender à população de forma digna, como ela merece”, destacou o prefeito Vitor Hugo.

A USF Jardins conta com recepção, sala de curativos, sala de vacinação, consultórios odontológicos, enfermagem, farmácia com dispensador de medicamentos, copa, banheiros, banheiro adaptado para pessoas com deficiência, sala de reunião, nebulização e expurgo.

“É uma estrutura física que há algum tempo estava parada. O prefeito Vitor Hugo nos deu a missão de dotá-la de condições de funcionamento, e hoje estamos entregando a população. Essa é uma prova da sensibilidade do gestor e do compromisso com o dinheiro público. Essa unidade vai centralizar o atendimento à comunidade Alfa, Beta e Gama, o que vinha sendo feito de forma itinerante, improvisada e precária”, declarou os secretário da saúde, Murilo Wagner Suassuna de Oliveira.

Para a agente de saúde Janine Oliveira, moradora do Jardim América, a inauguração da USF é uma conquista para a população que, após uma espera de quase 2 anos, terá uma unidade de saúde aparelhada.

“Nunca tivemos uma Unidade desse porte. Usávamos uma USF pequena, precária, com infiltrações, e esperamos dois anos para que essa unidade fosse inaugurada. Praticamente não tínhamos mais esperança. Faz seis meses que estávamos atendendo de casa em casa, pedindo emprestado uma garagem, um terraço, para prestarmos atendimento aos pacientes”, disse.

 

Secom Cabedelo