/Cabedelo dá início aos Jogos Escolares

Cabedelo dá início aos Jogos Escolares

Competições começam na próxima segunda-feira (12) e vão reunir, em duas etapas, mais de 700 alunos de 21 unidades escolares da cidade

Uma grande festa no Ginásio Poliesportivo de Camalaú marcou a abertura oficial dos Jogos Escolares de Cabedelo. O evento aconteceu no início da noite desta sexta- feira (9) e contou com o desfile das escolas participantes, além da presença do prefeito Vitor Hugo e de autoridades locais.

A solenidade de abertura deste ano teve como tema o “Meio Ambiente”. As competições da 1ª etapa começam na próxima segunda-feira (12) com os alunos da faixa etária de 12 a 14 anos. E, em outubro, terão início os jogos que receberão os alunos de 15 a 17 anos. Participarão dos eventos os atletas das unidades de ensino municipais, estaduais, federais e particulares, em diversas modalidades esportivas.

A cerimônia contou com a apresentação do Dj Eric Furni, animando com hits de sucesso a multidão presente; e ainda teve a participação da Escola de Ballet e Dança do Município com uma coreografia intitulada “A Natureza pede Socorro” envolvendo 90 bailarinas dentre crianças e adolescentes. O juramento oficial dos atletas foi proferido pelo aluno Plínio Fabrício de Oliveira do 7° ano da escola municipal major Adolfo Pereira Maia. O aluno se destaca nas modalidades de futsal e beach soccer e possui um excelente desempenho escolar.

O momento mais aguardado e emocionante da festa foi o tradicional acendimento da pira olímpica com a tocha neste ano sendo carregada pelo aluno Breno Soares de Lima da escola municipal Marizelda Lira da Silva. O adolescente é deficiente auditivo e vai participar pela primeira vez de uma edição de jogos paraescolares nas modalidades de Atletismo e Salto em Distância. Muito feliz e com a ajuda de sua mãe Viviane de Oliveira, o aluno descreveu o sentimento em poucas palavras. “Foi muito bom acender a chama dos jogos. É tudo muito bonito”.

Após os ritos da cerimônia com os atletas, durante o pronunciamento oficial, o prefeito Vitor Hugo, emocionado, destacou a importância desse momento proporcionado pelo Esporte e abriu oficialmente os jogos da cidade.

“Posso resumir em uma única palavra o que estou sentindo agora: emoção. Ver o jovem Breno, deficiente auditivo, subir as escadas para acender a chama dos jogos foi realmente emocionante. Esse é o espírito que também devemos levar para nossas vidas. Saber encarar as dificuldades. Peço aos atletas que joguem limpo e que vençam os melhores. Deem o seu melhor sempre e nunca desistam de seus sonhos, pois só chega a vitória quem tem perseverança. Fazer parte de uma grande festa como essa mostra o quanto é importante o investimento. Esporte, como não canso de dizer, é vida, é saúde, é socialização. E faz parte também da formação do cidadão engajado com a sociedade. Declaro aberto os jogos escolares e paraescolares do município”, concluiu o prefeito.

Já o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Maurício Santos, ressaltou a organização e o empenho de toda a equipe da Sejel e das demais secretarias na realização dos Jogos e comentou sobre a importância do evento. “O envolvimento é total, quase que a prefeitura completa, agradeço às secretarias que estão nos ajudando pra que possamos fazer a melhor edição dos jogos que Cabedelo já teve. E é com muita alegria que vemos o crescimento do esporte no nosso município e os jogos escolares é o ‘carro chefe’ da nossa secretaria. O esporte é uma ferramenta de inclusão, de livramento das pessoas dos mundos das drogas e de combate ao sedentarismo”.

Tema – Abordando o Meio Ambiente como tema, a abertura dos Jogos ressaltou a importância da consciência ambiental e da preservação da fauna e flora locais.

“A preservação do meio ambiente é um dos temas mais debatidos no mundo e, nós, seres humanos, que falhamos com a natureza, devemos cultivar sempre essa educação ambiental. Não basta propagar, temos que transmitir a mensagem e realizar algo concreto pelo futuro do planeta e pelos nossos filhos. Vamos buscar a diferença e sensibilizar a população para que tenhamos uma vida cada vez mais saudável”, finalizou Maurício.

Modalidades – Os Jogos Escolares de Cabedelo serão divididos em duas etapas. Cada uma delas, contemplará competições em seis modalidade, nas categorias Masculino e Feminino. A novidade este ano ficará por conta da volta das competições de Beach Soccer, que há dois anos não eram realizadas na cidade. E as modalidades a serem disputadas são: Futebol de Campo (Estádio Francisco Figueiredo de Lima); Futsal (Ginásio Poliesportivo Camalau); Handebol (Ginásio Poliesportivo Camalaú); Judô (Ginásio Poliesportivo Camalaú), Atletismo (Pista da UFPB) e Beach Soccer (Miramar).

Na 1ª etapa, participam cerca de 350 alunos de 12 a 14 anos; e a 2ª etapa – que começa em outubro – deve reunir cerca de 400 estudantes de 15 a 17 anos.