/Cabedelo elege 10 novos conselheiros tutelares

Cabedelo elege 10 novos conselheiros tutelares

Eleição deste domingo contou com todo apoio da Prefeitura de Cabedelo

Neste domingo (6), Cabedelo foi às urnas para escolher seus novos conselheiros tutelares, que atuarão divididos em dois setores. Pela primeira vez, a votação aconteceu através de urnas eletrônicas, disponibilizadas pela TRE-PB.

Ao todo, 21.616 pessoas votaram para eleger 10 conselheiros, entre os 54 candidatos. Os eleitos atuarão divididos em dois setores: Setor 1, que atende aos bairros de Santa Catarina a Camboinha 3; e Setor 2, que assiste os bairros do Poço a Salinas Ribamar.

A secretária de Assistência Social (Semas), Chynthia Cordeiro, destacou a parceria entre a Prefeitura de Cabedelo e a comissão do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), responsável pelas eleições.

 “Quero agradecer a todos os envolvidos nessa eleição e parabenizar os candidatos vencedores, que eles possam fazer jus à bandeira de campanha, garantindo os direitos e a segurança de nossas crianças e adolescentes. Pela primeira vez tivemos uma eleição 100% eletrônica, o que ocasionou alguns contratempos, por conta da novidade e da demora na votação, mas tudo contornado com muita segurança e empenho de quem trabalhou no domingo. A Prefeitura forneceu todo o apoio logístico, através da Semas, da Comunicação, da Educação, da Saúde e da Guarda Metropolitana, e vai continuar atuando sempre em conjunto com o CMDCA e os novos conselheiros”, disse.

A presidente da comissão formada para organizar e coordenar as eleições, Mariana Jubert, destacou o apoio da Prefeitura de Cabedelo em todo o processo eleitoral, e ressaltou a segurança do pleito deste domingo,

“A Prefeitura nos forneceu todo o apoio para a realização do pleito, o que garantiu a segurança na eleição. Esse ano, tivemos uma adesão muita grande por parte dos votantes. Para se ter uma ideia, nas eleições anteriores, cerca de 10 a 15% iam votar. Domingo, quase 50% da população participou do pleito. Tivemos cinco locais de votação e 12 urnas disponíveis. Pela quantidade de votantes, acabou que tivemos atrasos e lentidão, mas, tirando isso ,tudo ocorreu de forma bem democrática e ordeira”, ressaltou.

O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, sendo composto por dois setores, com cinco membros cada, escolhidos pela comunidade local para mandato de quatro anos, permitida uma recondução, mediante novo processo de escolha. Veja a lista dos novos conselheiros eleitos, por Setor.

SETOR I

Kelly do Anexo

Hélio Patrício

Epitácio

Luiz Henrique

Francy Oliveira

 

SETOR II

Lucas Lopes

Da Luz

Nino

Kethelyn Casado

Cícera