/Cabedelo participa de mobilização nacional do Maio Amarelo com palestra e pitstops educativos durante todo o mês

Cabedelo participa de mobilização nacional do Maio Amarelo com palestra e pitstops educativos durante todo o mês

Com o objetivo de promover uma maior consciência na sociedade sobre segurança no trânsito, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) realiza, a partir desta quarta-feira (9), atividades relativas à campanha Maio Amarelo. A abertura acontece no Ginásio Poliesportivo, em Camalaú, e será realizada em parceria com o Detran.

O evento para o lançamento da campanha vai contar com palestras educativas para os alunos das escolas municipais Marizelda Lira da Silva e Edlene de Oliveira Barbosa.

Em Cabedelo, o Maio Amarelo busca mobilizar toda a sociedade, levando em consideração que todos fazemos parte do trânsito, seja como condutores, ciclistas ou pedestres. Para abranger todos esses segmentos, a Semob estará realizando durante todo esse mês panfletagens nas principais ruas da cidade, no Mercado, na praia de Jacaré, palestras nas escolas municipais, estaduais e particulares do município e um desfile com banda marcial.

Com o tema “Nós somos o trânsito”, o movimento nacional está em sua 5º edição e surgiu a partir de um posicionamento da ONU em 2011, que propôs a realização de ações de segurança no trânsito nessa década a fim de reduzir em 50% o número de mortos e feridos.

“Nesse movimento nós buscamos conscientizar através de ações educativas, como palestras e panfletagens, sobre a urgência na redução de mortos e feridos no trânsito, pois ele tem matado mais do que guerras e epidemias por exemplo. É uma temática urgente e que tem que ser levada a sério por toda a sociedade, não apenas no mês de maio.”, explicou a coordenadora de educação para o trânsito, Telma dos Santos.

De acordo com dados do Observatório Nacional de Segurança Viária, 90% dos acidentes tem como motivação as falhas humanas, como a imperícia, imprudência e desatenção. Em Cabedelo o que tem mais sido registrado é a condução de motocicleta sem o uso de capacete.

“Vamos focar a campanha, principalmente, nessa parte da população que faz uso de motos. Aqui em Cabedelo ela é bastante vasta, e precisamos orientar e conscientizar os motociclistas sobre a importância do uso de capacetes, que pode salvar vidas”, finaliza Telma.

Secom Cabedelo