/Cabedelo promove Semana do Bebê e debate importância e cuidados na primeira infância

Cabedelo promove Semana do Bebê e debate importância e cuidados na primeira infância

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Educação (Seduc), promove, de 24 de setembro a 2 de outubro, a VI Semana do Bebê. Esse ano, o tema do evento será “Bebê feliz é bebê protegido”, e vai levar à discussão a importância de proteção e cuidados na primeira infância.

A Semana será aberta na próxima segunda-feira (24), às 9h, no Cabedelo Clube. A programação ainda conta com Fórum, oficinas, palestras e a Passeata do Bebê, no dia 28.

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo Unicef, e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A ideia é incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância.
“Nesta edição, queremos enfatizar e trazer para as discussões o sentido da proteção integral a esta primeira fase da vida humana, esclarecendo que ela constitui o principal período de desenvolvimento das crianças, sendo a base de todas as aprendizagens”, destacou a coordenadora do Selo Unicef, Nadja Santos.

Cabedelo promoveu a sua primeira edição da Semana do Bebê em 2013, e a realização da iniciativa tornou-se Lei Municipal nº 1.658/13. O público alvo das ações são alunos, crianças, bebês, mães, jovens, profissionais que lidam com a primeira infância no município, conselheiros tutelares e de direito, dentre outros.

Cabedelo foi reconhecido em 2014 e 2016 como uma das treze melhores experiências do mundo na ação, e teve um espaço para apresentação de seu trabalho nas II e III Mostras Internacionais de Semanas do Bebê.

Concurso Cultural – Durante o período da Semana do Bebê, acontecem os Concursos Culturais, que são atividades direcionadas às famílias, às escolas e às creches municipais que valorizam a produção e protagonismo dos alunos, como também a participação das famílias apoiando o trabalho que é desenvolvido pelas unidades de ensino.

“Este ano, o tema gerador para a elaboração das redações, frases e desenhos é o direito ao brincar. Os concursos trazem também a 4º Edição do Prêmio Práticas Inovadoras na Educação Infantil, que contempla professores que desenvolvem projetos de relevante valor pedagógico”, explicou Nadja.

Secom Cabedelo