/Cabedelo realiza I Torneio de Robotrônica com alunos da rede municipal de ensino

Cabedelo realiza I Torneio de Robotrônica com alunos da rede municipal de ensino

Evento acontece no dia 29 de novembro e inscrições podem ser feitas até o próximo dia 12

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Educação (Seduc) promove, no dia 29 de novembro, o I Torneio Municipal de Robotrônica. O evento vai reunir alunos da rede municipal de ensino e tem por objetivo estimular a criatividade, o espírito de colaboração esportivo e o domínio da tecnologia. As inscrições para participar do campeonato estão abertas até o próximo dia 12.

A iniciativa do Setor de Tecnologia da Educação (STE) busca motivar e estimular alunos e professores no uso da robótica educacional. Cada escola deve escrever até 03 (três) equipes, com no mínimo 02 (dois) e no máximo 04 (quatro) componentes cada, sendo uma equipe em cada modalidade impreterivelmente. Os alunos devem ser da mesma instituição de ensino e terem, no máximo, 16 (dezesseis) anos.

A competição vai envolver três categorias: Entrega de Suprimentos – desafio que consiste na entrega de medicamentos para uma unidade hospitalar em uma hipotética situação de socorro; Operação de Limpeza – na qual o modulo robótico tem como missão remover entulhos e obstáculos para realizar uma operação de resgate; e Resgate –  baseada na prova prática da Olímpiada Brasileira de Robótica, em que o robô completamente autônomo deve localizar uma vitima sem interferência humana.

A ficha de inscrição, bem como a descrição, regras e critérios de avaliação das modalidades está disponível no link: https://escoladerobotica2019.wixsite.com/inicio. Nela, os interessados devem informar a Unidade de Ensino, indicar os professores tutores, os componentes da equipe, a modalidade em que deseja competir e o contato.

Robótica na Escola – O projeto é uma iniciativa da Seduc que busca introduzir a robótica como instrumento de modernização do ensino e preparação dos alunos para o século XXI. Além de viabilizar e auxiliar a implementação da robótica no cotidiano do ensino, o projeto também capacita alunos para participarem de competições de robótica.

O projeto conta com o apoio do STE, que é composto por uma equipe multidisciplinar cuja finalidade é introduzir a prática e o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação no cotidiano escolar. O setor tem como proposta a formação de professores e o incentivo à prática da robótica educativa como forma de estimular os alunos a novas aprendizagens