/CRAS NO SEU BAIRRO: Caravana leva serviços sociais ao bairro do Renascer  

CRAS NO SEU BAIRRO: Caravana leva serviços sociais ao bairro do Renascer  

A caravana do projeto “Cras na sua casa”, iniciativa da Secretaria de Assistência Social (Semas), passou, nesta quarta-feira (26), pelo bairro do Renascer. Os agentes levaram à comunidade orientações e informações sobre os serviços assistenciais e disponibilizaram atendimentos especializados dos programas vinculados à pasta.

O “Cras na sua casa” é um projeto articulado pela Semas para levar os serviços e programas para bem perto da população e, assim, promover o conhecimento acerca das áreas de atuação da Secretaria e oferecer, in loco, o acesso aos benefícios.

Durante toda a manhã, a população do bairro teve acesso a conhecimentos acerca do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), e aos cadastramentos dos programas Bolsa Família, Criança Feliz, Cadastro único (Cad Único) e emissão do Cartão do Idoso. Também foram oferecidos, gratuitamente, cortes de cabelo. Parceira do projeto, a Secretaria de Saúde levou para esta edição testes de glicemia e orientação odontológica.

“Essa é uma ação que formatamos para trazer à comunidade, principalmente aos bairros mais afastados, onde muita gente não tem condições de ir até à Secretaria, todos os serviços oferecidos por nossa Secretaria. A população tem abraçado o projeto e comparecido a cada evento programado. Há locais que estamos retornando, então constatamos que a credibilidade está aumentando. As pessoas estão sabendo que estamos chegando em suas comunidades, estão conhecendo mais e tendo acesso aos direitos que não tinham antes. A resposta positiva dos moradores nos deixa muito contentes e demonstra o engajamento da equipe no êxito do projeto”, comemora a secretária Cynthia Cordeiro.

Os líderes comunitários, o carro de som e os agentes e assistentes sociais têm um papel fundamental na propagação do programa, anunciando, previamente, à população, a presença da caravana de serviços.

“Gostei muito dessa ação. Ela é importante porque serve para tirar as dúvidas das pessoas. Vim saber sobre o Bolsa Família e saio daqui com tudo respondido e resolvido”, comentou a dona de casa Luciana Jucélia Pereira de Sousa.

“Vim pegar o kit odontológico, cortar o cabelo dos meninos e saber mais sobre o Bolsa Família. É muito bom ter esse tipo de ação, porque é uma ajuda para as pessoas. Esperamos que tenha continuidade e venha mais vezes ao bairro”, declarou a dona de casa Luana Carla Fidelis Farias.

Secom Cabedelo