/DIA 8 DE NOVEMBRO: Cabedelo comemora Dia Municipal da Pessoa com Deficiência com eventos e pitstops

DIA 8 DE NOVEMBRO: Cabedelo comemora Dia Municipal da Pessoa com Deficiência com eventos e pitstops

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), celebrou, nesta quinta e sexta-feira (7 e 8), as comemorações alusivas ao Dia Municipal da Pessoa com Deficiência – 08 de novembro.

As atividades iniciais tiveram como palco a Fortaleza de Santa Catarina, na quinta-feira (7). Por lá, foi oferecida uma festa para as crianças com deficiência, com muita música infantil e uma estrutura composta por brinquedos como pula-pula, cama elástica, escorregador inflável e ainda a distribuição de algodão doce, pipoca e cachorro quente. A comemoração contou com a presença da primeira-dama Daniela Ronconi.

“É com muita alegria que homenageamos as pessoas com deficiência não só com uma tarde festiva, mas, principalmente, oferecendo a elas inclusão e a garantia de seus direitos diariamente. A gestão atual atua voltada para melhorar a qualidade de vida de cada cidadão, e dias como esse são importantes para lembrar o quanto os nossos olhos, coração e trabalho estão focados de forma especial para a inclusão das pessoas com deficiência em nossa sociedade”, disse.

Na manhã desta sexta-feira (8), a Semas promoveu um pitstop ao lado da Secretaria de Educação para divulgar os serviços de apoio à pessoa com deficiência oferecidos pelo poder público local.

“Esse dia 8 de novembro, no qual comemoramos o Dia Municipal de Pessoa com Deficiência, é uma data extremamente importante para o nosso município. Promovemos um momento de confraternização com os usuários com deficiência que estão cadastrados nos serviços públicos da Semas e também trabalhamos no importante papel de inclusão, informação, sensibilização e valorização. Nesses serviços, diariamente, ofertamos atividades com recreação, esportes, artesanato além do acompanhamento mais especializado feito caso a caso”, ressaltou a secretária Cynthia Cordeiro.

Desde 2013, Cabedelo comemora o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência – 8 de novembro. A data, criada através da Lei n°1.628/2013, consolidou o pioneirismo e a vocação de Cabedelo para a causa da inclusão social, através da promoção da dignidade.

O colorido da divertida tarde de comemoração dessa quinta-feira resultou na alegria estampada no sorriso de muitas crianças e adolescentes que compareceram à Fortaleza para brincar. Jean Victor, de 6 anos de idade, morador do bairro Jardim Brasília, é portador da Síndrome de Prader-Willi, cadeirante e assistido pelos grupos de inclusão da Semas. Acostumado a passear com o pai Jean Ricardo, ele fez questão de prestigiar a tarde festiva com muito entusiasmo:  “Aqui está tudo muito bonito, colorido e divertido. Eu também gosto muito de dançar e cantar”, comentou o garoto.

Já Érica Soares, mãe de Eduardo Soares, de 8 anos de idade e que possui um transtorno mental, elogiou a iniciativa do evento como uma excelente oportunidade de socialização. “Às vezes, eles estão ali no mundo deles se sentindo incapazes e esquecidos, mas só querem carinho, atenção e igualdade. Esse tipo de evento é excelente para que eles possam conhecer novas pessoas e seus próprios limites, mas entendendo que eles têm seu lugar no mundo”.

Assistência – Atualmente , a Semas conta 124 usuários cadastrados na Coordenação da Pessoa com Deficiência. A PMC presta assistência no transporte intermunicipal para todos os atendimentos especializados na Funad, HU, Clínicas de Fisioterapia e Instituto dos Cegos. Além disso, oferece projeto como a Equoterapia e SurfEscola, além de parceria com o Instituto Revertendo o Autismo (IRA).

“A Coordenação conta com uma equipe formada por coordenador, assistente social, cuidadores, facilitador de esporte e intérprete de Libras. Eles promovem atividades de Educação Física, recreativas e de dança. O espaço também atua no cadastro de pessoas com deficiência no município; visitas sociais; orientações e encaminhamentos sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC) e benefícios eventuais”, detalha a coordenadora da Pessoa com Deficiência, Janaína  de Mendonça Marques.

Para realizar o cadastro junto à PMC, é necessário apenas a apresentação de documentos pessoais (RG, CPG), comprovante de residência, Laudo e cartão do SUS, foto 3X4, declaração do lugar do atendimento especializado e NIS.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3228.7512.