/III Mega Evento Ondinas encanta pela beleza e cores da nova coleção

III Mega Evento Ondinas encanta pela beleza e cores da nova coleção

Desfile reuniu centenas de pessoas para apresentar as produções feitas por artesãs locais ao longo do ano

Na noite dessa sexta-feira (8), no belíssimo cenário da Fortaleza de Santa Catarina, foi realizada a 3ª edição do Mega Evento Ondinas, que apresentou sua mais nova coleção: Resort Verão 2020.

O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por intermédio do projeto Ondinas da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM), e contou com parceria da Círculo S/A – uma das maiores indústrias do segmento têxtil no país.

O prefeito Vitor Hugo prestigiou o evento ao lado da primeira dama Daniela Ronconi – que também subiu na passarela para desfilar um lindo vestido de crochê que utilizava na ocasião. Ao final, o gestor se pronunciou com satisfação e entusiasmo.

“É um trabalho belíssimo. Eu estou encantado e me sinto muito orgulhoso em presenciar a grandiosidade que se tornou o Ondinas. Quero agradecer à Priscila e toda equipe da Secretaria, ao artista Léo Mendonça, ao fenômeno Anelize Guedes e, principalmente, às artesãs do projeto. Esses produtos apresentados aqui não se limitarão a Cabedelo e à Paraíba, tenho certeza que ganharão o Brasil e o mundo”, destacou o prefeito.

Apresentadas pelos professores de crochê Neddy Ghusman e Simone Eleotério – reconhecidos nacionalmente nesta área – e sob olhares de milhares de expectadores e muitos aplausos, as modelos infantis e adultas desfilaram peças da nova coleção, composta por 35 ‘looks kids’ e 45 ‘looks’ adultos confeccionados pelas mãos de 45 artesãs cabedelenses.

Saídas de banho, biquínis, maiôs, blusas, camisetas, shorts, tops, vestidos, amigurumis, além de acessórios em crochê e escamas de peixe, como colares, brincos e tiaras, encantaram o público presente. As criações levam a assinatura dos estilistas Léo Mendonça e Anelize Guedes, que tiveram inspiração nas cores e na geometria das estamparias africanas e também idealizaram tons que sugerem uma identificação com a chegada do verão 2019/2020 no clima vibrante e ensolarado das praias de Cabedelo.

O projeto Ondinas se firmou projetando o artesanato local, valorizando e dando oportunidades de novos empreendimentos às crocheteiras de Cabedelo, além de proporcionar o intercâmbio cultural com outros artesãos.

“É um prazer poder estar à frente de mais uma edição das Ondinas, juntamente com nosso parceiro, as Linhas Círculo. Temos dado um incentivo muito grande. Estou sempre presenbte junto a elas e, a cada dia que passa, percebo-as mais firmes no projeto, acreditando no propósito traçado: que é dar condições para que o trabalho cresça e se valorize”, disse a secretária da Mulher, Priscila Resende.

No público, além de autoridades e da população cabedelense, estavam presentes caravanas lotadas de crocheteiras que vieram de outras cidades, a exemplo de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Mataraca, Jacaraú e até de Recife-PE – localidades que também são abraçadas pelas ações da Círculo S/A.

“Nós temos uma grande parceria de 5 anos com Cabedelo e, através do Ondinas, começamos a fazer um trabalho diferenciado. Esse terceiro Mega Evento evoluiu muito e foi um grande sucesso, por isso recebemos centenas de populares daqui, além de pessoas de outras cidades e Estados. Temos uma parceria social com esses artesãos visando a geração de emprego e renda extra que, pra nós, é mais interessante que a venda dos nossos produtos. Só temos a agradecer ao prefeito de Cabedelo, pela manutenção e ampliação da parceria”, ressaltou Kleber Rafael, gerente regional Norte-Nordeste da Círculo S/A.

Produções das artesãs – A cada edição do evento, são eleitos conceitos e formas que direcionam a concepção da produção dos objetos. A fabricação já incluiu a confecção de roupas, objetos de decoração, utilitários e ecojóias. Desta vez, o grupo explorou a linha de looks e figurinos para a linha resort e roupas e acessórios kids.

“Nessa coleção nos propomos a trabalhar um mix de cores e fomos buscar referências nas estamparias da África, cujas características marcantes são serem muito coloridas e geometricamente atrativas. São peças de roupas coloridas, de cores vibrantes, até porque a tendência do verão 2019/2020 foca justamente as cores neon”, explicou o estilista Léo Mendonça.

Um dos pontos marcantes do evento foi a emoção das artesãs acompanhando suas peças brilhando e fazendo sucesso na passarela. Há 3 anos no Ondinas, os olhos de Sueli do Nascimento brilhavam enquanto assistia ao desfile atentamente.

“Tenho peças no Kids que foi um conjunto de praia e um maiô e feminino e um itens masculinos como camiseta e sunga. Já no desfile de adultos foram um vestido, maiô, calça e blusa. É muito gratificante, a gente se sente mais inspirada a cada vez que a peça é desfilada na passarela e a plateia aplaude. Graças a Deus e ao projeto Ondinas minhas peças são requisitadas, recebo encomendas de saídas de praias, biquínis, vestidos de casamento e várias outras peças”.

Mega estrutura – A noite festiva também contou com a participação das meninas da Escola de Ballet e Dança de Cabedelo que, na abertura, realizaram uma apresentação e desfilaram com os modelos kids. Tudo aconteceu em uma mega estrutura montada pela PMC, com passarela principal, camarim, sonorização, 400 cadeiras para o público, praça de alimentação, feirinha de artesanato e stands expositores, em sua composição.

O evento também contou com o apoio de Racco Cosméticos, Bio Extratus, Vult – Maquiagem e Cosméticos, S&D Sobrancelhas Designer, Dra. Luciana Chaves Dermato, Values Card, Karavella Moda Praia e Confecções e os maquiadores Luma Teixeira e Daniel Monteiro.