/Jogos Escolares começam na segunda-feira; competições vão reunir 680 estudantes da rede de ensino cabedelense

Jogos Escolares começam na segunda-feira; competições vão reunir 680 estudantes da rede de ensino cabedelense

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) realizou, nesta sexta-feira (18), a abertura do Jogos Escolares e Paraescolares 2018.

O evento –  que reúne mais de 680 alunos inscritos, representantes de 18 unidades escolares participantes (sendo 12 municipais, 5 estaduais e 1 instituto federal) – contou com a presença do prefeito Vítor Hugo e de milhares de expectadores que lotaram as arquibancadas do Ginásio Poliesportivo do bairro de Camalaú para saudar os atletas

A expectativa de público para esse ano é que aproximadamente duas mil pessoas, entre atletas e público , compareçam aos locais de competição para prestigiar o maior evento esportivo da comunidade estudantil cabedelense, que acontece desde 1986, e tem o objetivo de incentivar o desempenho do aluno através do esporte

A primeira etapa dos jogos (Categoria A) compreende os alunos de 12 a 14 anos e começa já na próxima segunda-feira (20). Na  categoria haverá competições na modalidades de atletismo (masculino e feminino) – na Vila Olímpica Parayba (Antigo Dede) em João Pessoa; futsal (masculino e feminino); handebol (feminino); e judô (masculino) – no Ginásio Poliesportivo; e ainda de futebol de campo (masculino) – no Estádio Francisco Figueiredo de Lima.

Já a segunda etapa (Categoria B) compreende os alunos de 15 a 17 anos e acontece nos meses de setembro e outubro com as mesmas modalidades.

A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Vitor Hugo e da primeira dama Daniela Ronconni, de secretários e auxiliares de governo, além de vereadores e outras autoridades municipais que, junto com o público, puderam prestigiar os ritos oficiais da solenidade e as apresentações do DJ Eric Furni, do Ballet Municipal de Cabedelo e de um casal de dançarinos do Centro de Atividades Especiais Helena Holanda (CAEHH) de João Pessoa.

Antes de declarar oficialmente abertos os jogos de Cabedelo, o prefeito ressaltou o investimento de sua gestão no âmbito educacional e desportivo e fez uma saudação especial aos atletas.

“Quero parabenizar a Secretaria de Esportes e todas as secretarias parceiras pela realização deste belíssimo evento. É com muita alegria que vejo esse ginásio lotado e posso dizer com muito orgulho que os jovens são o futuro da nossa cidade. O esporte educa. O esporte é um condutor para a formação de cidadãos. Por isso a educação é prioridade em nossa gestão. Quero também pedir aos atletas que respeitem uns aos outros e tratem o próximo com lealdade, pois o que deve prevalecer é o espírito esportivo. Que venham os jogos escolares de Cabedelo”.

O secretário de esportes de Cabedelo, Maurício Santos, comemorou o número de atletas inscritos e comentou o que espera dos jogos.

“Temos a melhor expectativa possível, pois, assim como os alunos, esperamos o ano inteiro pela realização dos jogos. O envolvimento do alunado com a competição  é impressionante e muito enraizado na cultura deles. Estamos muito felizes porque temos um número de inscrições recorde e isso é motivo de muito orgulho para toda equipe da nossa secretaria e da Prefeitura”, destacou.

Destaques – Após o desfile das equipes participantes, o hino nacional brasileiro foi executado ao vivo pela solista Silvia Maria Thor de Paula, acompanhada pelo musicista Magno Carvalho, enquanto eram hasteadas as bandeiras municipal, estadual e nacional. O ápice da solenidade foram o acendimento da pira olímpica e o juramento do atleta, momentos muito aguardados por todos.

Na edição desse ano, a tocha olímpica foi conduzida pela aluna da Escola Municipal Vereador Pedro Américo, do bairro do Jacaré, Alana Mendonça, que foi auxiliada por coreógrafas do Balé Municipal ao som da trilha sonora de “Carruagens de Fogo” (Chariots of Fire). A judoca Alana, 13 anos, também inscrita nas modalidades de futsal e atletismo, foi tricampeã de judô nos jogos escolares de Cabedelo, campeã estadual na categoria leve e também foi vice campeã de futsal com e a equipe de sua escola. Ela comentou com entusiasmo sobre a experiência.

“Isso tudo é muito importante. Ser escolhida pra acender a pira é emocionante. Queria dizer a todos os jovens que sempre pratiquem esportes, pois é uma atividade que faz bem pra nossa vida. Espero que os jogos sejam muito bons”.

O juramento foi feito pelo aluno da Escola Estadual Cidadã Integral Vitor Gabriel Soares. O judoca cabedelense de 17 anos, faixa roxa, é o primeiro do ranking da Federação Paraibana de Judô (Fepaju) e 25º da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) em sua categoria sub 90 kg.

”Espero que exista muito respeito e lealdade nos jogos. E que não haja violência. O esporte pode tirar os jovens das ruas e das drogas e pode influenciar muito na vida de todos”, ressaltou o 

Além de promover a confraternização entre os alunos, a realização dos jogos também atrai os familiares para o ambiente esportivo. A funcionária pública Janaína Carvalho estava empolgada com a participação da filha Natália, da Escola Municipal Major Adolfo Pereira Maia,  que vai disputar nas modalidades de futsal e handebol.

“Eu fico muito feliz que minha filha desperte o interesse pelo esporte. Independentemente do resultado os jogos escolares trazem um clima muito bom para o desenvolvimento dela como pessoa”,concluiu.

Secom Cabedelo