/Lei que disciplina prática de Kitesurf nas praias de Cabedelo será apresentada e debatida com esportistas na terça-feira (24)

Lei que disciplina prática de Kitesurf nas praias de Cabedelo será apresentada e debatida com esportistas na terça-feira (24)

As regras para a prática do Kitesurf em Cabedelo serão apresentadas e discutidas em reunião marcada para a próxima terça-feira (24), às 19h, no Lovina Bar e Restaurante, em Ponta de Campina. O encontro tem como pauta a implementação da Lei Municipal nº 1.801/2016, que disciplina o esporte nas praias do município.

Participarão da reunião representações das Secretarias de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura; Esporte, Juventude e Lazer; Turismo; Planejamento; Segurança; Mobilidade Urbana; Uso e Ocupação do Solo; Comunicação; e Procuradoria Geral; assim como representantes e praticantes do esporte.

A Lei que ordena a prática do esporte no município visa, em primeiro plano, acomodar os interesses específicos de cada esporte, aplacar conflitos e resguardar os direitos de todos os usuários das praias. A medida atende a uma demanda antiga de banhistas e esportistas e tem por principio a atenção aos aspectos de segurança e a democratização dos espaços.

A lei determina quatro pontos de pouso e decolagem de Kitesurf, entre as Praias de Intermares e Ponta de Campina, que deverão ser demarcados e sinalizados pelos praticantes da atividade. Para cada trecho liberado, deverá ser respeitado o distanciamento mínimo de 150m em relação à arrebentação, devendo ser reservada, na faixa de areia, uma área de 100m de extensão para fins de pouso e decolagem. Além disso, fica vedada a prática do esporte sem o uso de equipamentos de segurança, denominado dispositivo de soltura rápida.

Secom Cabedelo