Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Vigilância Ambiental de Cabedelo participa de Qualificação em Manejo Clínico da Dengue
28/2/2013 - Secretaria de Saúde

Foto: Daniell Mendes

Qualificação em Manejo Clinico da Dengue


Visando qualificar e criar agentes multiplicadores do combate ao mosquito da dengue, representantes do departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Cabedelo participaram recentemente, de uma Qualificação em Manejo Clínico da Dengue realizada na cidade de João Pessoa.

O evento também serviu para que profissionais da área de saúde orientassem servidores de outros setores públicos, no sentido de haver uma melhor visão e ação na condução clínica nos casos de dengue dentro do município de Cabedelo.

A frente do Departamento de Vigilância Ambiental, Karina Nunes e Danielle Lucena, afirmam que este tipo de evento é de extrema importância para que os agentes de saúde atuem em toda a rede de saúde do município, principalmente nas unidades de saúde, onde há casos diagnosticados da doença.

De acordo com dados da Vigilância Ambiental da cidade, 29 casos da doença foram detectados nos meses de janeiro e fevereiro. Mesmo com este índice, o número de detecção é menor do que o mesmo período do ano passado.

A dengue é uma doença infecciosa aguda transmitida pela picada do inseto Aedes Aegypti infectado. Seus sintomas acometem febre alta de 2 a 7 dias, dor de cabeça intensa, dores nas juntas, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo, podendo nos casos mais graves ocorrer fortes dores e contínuas na barriga, vômitos persistentes, sangramento no nariz, boca e gengivas. Sempre que ocorram esses sintomas, o médico deve ser procurado imediatamente.

Algumas das formas de prevenção contra o mosquito é não acumular água de chuva em vasos, manter a caixa d´água sempre fechada, manter sempre as lixeiras bem fechadas e sempre verificar se existe água parada dentro de casa ou terrenos.

A rede de saúde de Cabedelo esta totalmente apta a diagnosticar e tratar os casos surgidos na cidade, porém a melhor solução ainda é a prevenção.

SECOM - Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180