Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeitura e ECIFA fecham parceria que beneficiará dezenas de jovens e adultos
13/3/2013 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Foto: Elias Martins

ONG Espaço Cidadão Família em Ação – ECIFA


A prefeitura de Cabedelo firmou parceria com a ONG Espaço Cidadão Família em Ação – ECIFA, entidade do terceiro setor, criada por voluntários na comunidade de Camboinha II, para difusão da cidadania e estimular a população local, por meio de ações educativas, culturais, ambientais e sociais, a convivência comunitária e familiar profícua.

Com sede localizada no bairro de Camboinha II, a entidade realizou no último sábado 09/03, o “1º ECIFA promove cidadania”, disponibilizando uma série de serviços para a comunidade local e adjacente. Dentista, advogado, psicólogo, nutricionista, cabeleireiro, enfermeiro e recreadores estavam, voluntariamente, disponíveis para atendimento à comunidade.

Além destas ações, a comunidade ainda contou com oficinas de reciclagem de garrafas PET, transformando-as em vassouras, instruções para fabricação de sabão e detergente; cultivo de mini-horta; capoeira e inclusão digital para idoso, além de palestras sobre saúde, meio ambiente e violência contra a mulher.

O prefeito Luceninha e a primeira dama,  secretária do trabalho, ação social e mulher, Vanda Lígia, estiveram prestigiando o evento. “Já conhecemos o trabalho do ECIFA que ha cinco anos buscava essa parceria com a prefeitura e não conseguia. Esta gestão entende que esse é um segmento importante e que poderá auxiliar o governo a disponibilizar um melhor trabalho a população. Principalmente, esse trabalho social e de cidadania que eles aqui realizam e que toda Cabedelo conhece”. Afirmou o prefeito.

Um convênio firmado com o Ministério Público do Trabalho possibilitou a entidade dispor de sede própria e de uma sala equipada com 13 computadores para o curso de inclusão digital. Dulcinéia, presidente da ECIFA, se mostrou satisfeita com a perceria e comentou algumas ações da entidade. “vinte e quatro jovens já estão matriculados e formarão duas turmas de 12 alunos cada, para um período de dois meses, tudo gratuito”, explicou. Alem do curso de computação o ECIFA ainda disponibiliza à comunidade as oficinas de artesanato com a Professora Jacqueline, teatro com Iarley Nascimento, música com o maestro e violonista Carlos Costa, artes plásticas com Sergio Brito e dança com Ana Cristina. Todas, gratuitas.

Foram parceiros do ECIFA nessa ação de cidadania, a Prefeitura de Cabedelo através dos seguintes órgãos: SETRASM, CRAS, PETI, Secretaria de Comunicação, Projovem Adolescente, Secretaria de Esporte Juventude e Lazer, Cultura e Meio Ambiente, além do Instituto Federal da PB, Multi Ministério e Associação dos Pastores de Cabedelo – APEC. Para participar das oficinas e cursos do ECIFA, faça uma visita a sua sede que fica localizada na Rua Nilo Montenegro, 548, Camboinha II.

SECOM - Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180