Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeitura e ECIFA fecham parceria que beneficiará dezenas de jovens e adultos
13/3/2013 - Secretaria Municipal de Assistência Social

Foto: Elias Martins

ONG Espaço Cidadão Família em Ação – ECIFA


A prefeitura de Cabedelo firmou parceria com a ONG Espaço Cidadão Família em Ação – ECIFA, entidade do terceiro setor, criada por voluntários na comunidade de Camboinha II, para difusão da cidadania e estimular a população local, por meio de ações educativas, culturais, ambientais e sociais, a convivência comunitária e familiar profícua.

Com sede localizada no bairro de Camboinha II, a entidade realizou no último sábado 09/03, o “1º ECIFA promove cidadania”, disponibilizando uma série de serviços para a comunidade local e adjacente. Dentista, advogado, psicólogo, nutricionista, cabeleireiro, enfermeiro e recreadores estavam, voluntariamente, disponíveis para atendimento à comunidade.

Além destas ações, a comunidade ainda contou com oficinas de reciclagem de garrafas PET, transformando-as em vassouras, instruções para fabricação de sabão e detergente; cultivo de mini-horta; capoeira e inclusão digital para idoso, além de palestras sobre saúde, meio ambiente e violência contra a mulher.

O prefeito Luceninha e a primeira dama,  secretária do trabalho, ação social e mulher, Vanda Lígia, estiveram prestigiando o evento. “Já conhecemos o trabalho do ECIFA que ha cinco anos buscava essa parceria com a prefeitura e não conseguia. Esta gestão entende que esse é um segmento importante e que poderá auxiliar o governo a disponibilizar um melhor trabalho a população. Principalmente, esse trabalho social e de cidadania que eles aqui realizam e que toda Cabedelo conhece”. Afirmou o prefeito.

Um convênio firmado com o Ministério Público do Trabalho possibilitou a entidade dispor de sede própria e de uma sala equipada com 13 computadores para o curso de inclusão digital. Dulcinéia, presidente da ECIFA, se mostrou satisfeita com a perceria e comentou algumas ações da entidade. “vinte e quatro jovens já estão matriculados e formarão duas turmas de 12 alunos cada, para um período de dois meses, tudo gratuito”, explicou. Alem do curso de computação o ECIFA ainda disponibiliza à comunidade as oficinas de artesanato com a Professora Jacqueline, teatro com Iarley Nascimento, música com o maestro e violonista Carlos Costa, artes plásticas com Sergio Brito e dança com Ana Cristina. Todas, gratuitas.

Foram parceiros do ECIFA nessa ação de cidadania, a Prefeitura de Cabedelo através dos seguintes órgãos: SETRASM, CRAS, PETI, Secretaria de Comunicação, Projovem Adolescente, Secretaria de Esporte Juventude e Lazer, Cultura e Meio Ambiente, além do Instituto Federal da PB, Multi Ministério e Associação dos Pastores de Cabedelo – APEC. Para participar das oficinas e cursos do ECIFA, faça uma visita a sua sede que fica localizada na Rua Nilo Montenegro, 548, Camboinha II.

SECOM - Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180