Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Secretaria de Segurança e Defesa Civil de Cabedelo reúne agentes da Guarda Civil
15/3/2013 - Secretaria de Segurança

Foto: Daniell Mendes

Evento realizado no Teatro Santa Catarina

A Secretaria de Segurança e Defesa Civil de Cabedelo, comandada pelo vereador Josué Góes, reuniu os agentes da Guarda Civil Metropolitana, autoridades locais e gestores daquele comando, para celebrar com os 33 (trinta e três) GCMs que aniversariaram nos meses de janeiro e fevereiro. O evento aconteceu no Teatro Santa Catarina onde foi oferecido um coquetel aos participantes e distribuído presentes aos aniversariantes.

Fundada em 1983, através da Lei 421/83, a Guarda Municipal de Cabedelo tem atribuições especificadas no artigo 144 da Constituição Federal e na Lei municipal 1.448 de 16 de junho de 2009. Atualmente, dispõem do um efetivo de 214 agentes (homens e mulheres). Subtraídos os aposentados e inativos, restam apenas, 170 GCMs ativos na corporação. Segundo o Secretário Josué Góes, ele recebeu uma guarda desestruturada de equipamentos, desmotivada e deficitária em número de agentes necessários para a cobertura de suas atribuições.

Em consonância com as dificuldades encontradas, o prefeito determinou a imediata convocação e posse de setenta (70) concursados da guarda. Estes passarão por curso de formação com 440 horas aulas e serão incorporados a instituição. Visando à motivação dos agentes, o secretário determinou a implantação das GTAs e GTEs, e que as gratificações de férias sejam pagas no mês em que o GCM entre de férias. “Buscamos a parceria da secretária de administração e encontramos uma forma para que os guardas recebam sua gratificação no inicio das férias”, explicou Josué Goes.

Para base do direito e deveres a guarda conta com a seguinte legislação: Lei 177/2003 – Estatuto da Guarda; Lei 1.292/2006 – Dispõe sobre a progressão funcional; Lei 1.293/2006 – Estrutura a então SSMDC/GCM; Lei 1.448/2009 – Cria o Sistema Municipal de Segurança Pública; Lei 1.471/2009 – Cria o Sistema de Defesa Civil; Lei 1.472/2009 – Cria o Regulamento Disciplinar; Lei 1.473/2009 – Cria a Corregedoria da SSMDC/GCM; Lei 1.474/2009 – Cria a Ouvidoria da SSMDC/GCM e Lei 1.477/2009 – dispõe sobre o Regulamento de Continência.

Presente na homenagem, a primeira dama do município e secretária de trabalho, ação social e mulher, Vanda Ligia de Lucena, parabenizou a iniciativa do comandante em comemorar o aniversário dos agentes. “Você ser lembrado em seu aniversario é como ser lembrado pelo nome ao reencontrar alguém que você conheceu há muito tempo. Essa é uma iniciativa louvável e que deve servir de exemplo a toda gestão desse governo”. Disse a primeira dama.

Segundo o secretário Josué Góes, que já comandou a guarda por cinco oportunidades, a valorização e humanização da categoria será meta constante de sua gestão. “iremos continuar humanizando, valorizando e investindo na capacitação de nossos agentes e, enquanto eu for secretário e permanecer nesse comando, vamos comemorar mensalmente, com bolo, refrigerantes e uma lembrancinha para cada um dos  aniversáriantes  da corporação”. Afirmou.

Veja Galeria de Fotos.

SECOM - Cabedelo

Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180