Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeitura participa de reunião sobre FLONA / ICMBio
19/3/2013 - Secretaria de Indústria, Comércio e Portos

Foto: SEMA

Reunião realizada no auditório da FLONA de Cabedelo

Em uma reunião realizada no auditório da FLONA de Cabedelo, foram discutidas as parcerias e as propostas do projeto Extremo Oriente das Américas, elaborado pela equipe da FLONA/ICMBio, o qual propõe ações na área do Estuário do Rio Paraíba, compreendendo  cinco municípios: Cabedelo, João Pessoa, Lucena, Bayeux e Santa Rita, além da faixa litorânea dos municípios de Cabedelo e João Pessoa. Ações estas, que visam transformar conhecimento científico em políticas públicas, subsidiando ações dos municípios envolvidos em áreas de desenvolvimento humano, meio ambiente e turismo.

Inicialmente os presentes foram recepcionados pelo Chefe da FLONA de Cabedelo, Biólogo Fabiano Gumier e pela Coordenadora Regional do ICMBio Dra. Carla Macon , e em seguida foi apresentado aos presentes  pelo analista ambiental do ICMBio, Dr. Orione Álvares o projeto Extremo Oriente das Américas, o qual enfatizou a parceria entre as instituições de pesquisa, órgãos públicos e as prefeituras envolvidas, além da perspectiva de apoio financeiro aos projetos desenvolvidos pelos parceiros, a exemplo do Ministério do Meio Ambiente, SOS Mata Atlântica, entre outras instituições de fomento.

Esse arranjo institucional já vem promovendo algumas linhas de ações como as propostas de construções dos piers públicos nas Orlas Marítimas de Cabedelo e João Pessoa, instalação da patromoria e da sede da Capitania dos Portos em Cabedelo, implantação do marégrafo no Porto de Cabedelo.

Para o Coordenador Político do projeto, o Secretário de Meio Ambiente de Cabedelo, Walber Farias, este é um momento de extrema importância para os municípios envolvidos, pois estes poderão ter subsidiados pelas instituições de pesquisa e demais órgãos governamentais, projetos nas áreas de meio ambiente, turismo e desenvolvimento humano. A exemplo de planos de manejo e mosaicos de unidades de conservação presentes nos municípios envolvidos, soluções para o combate a poluição do estuário e a pesca predatória, turismo náutico, inclusão social de comunidades ribeirinhas, etc.

Segundo o Secretário, que fez pessoalmente visitas e o convite as Prefeituras para participação do evento, este primeiro momento será de interação entre as instituições envolvidas e os secretários municipais de meio ambiente e turismo. Em seguida serão convidados os Prefeitos dos municípios de Cabedelo, João Pessoa, Lucena, Bayeux e Santa Rita, além dos Reitores da UFPB, UEPB, IFPB, Presidência Nacional do ICMBio e outras autoridades.

Como parte do projeto serão realizados convênios de reciprocidade entre os órgãos envolvidos, o que facilitará o uso de recursos materiais na elaboração de projetos e ações institucionais.  

Estavam presentes na reunião o Professor Pedro Viana, Coordenador o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA/UFPB, Dra. Carla Macon Coordenadora Regional do ICMBio, Dr. Fabiano Gumier Chefe da FLONA, Dra. Maria Edelcides Gondin, Dra. Nelma Mirian e Dra. Tânia Andrade Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFPB, Dr.  Petrônio Athayde Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFPB, Dr. Ethan Barbosa Pró-Reitor da UEPB, Capitão de Fragata Victor Gerônimo de Paula Capitão dos portos na Paraíba, Dr. Antonio Ricardo Vice-Presidente da Companhia Docas da Paraíba.

Representando os Municípios Secretários Walber Farias Meio Ambiente de Cabedelo, Vera Simões Turismo de Cabedelo, Wellintânia Freitas Meio Ambiente de João Pessoa, Jorge Molina Meio Ambiente de Santa Rita, Heloisa Manzano Meio Ambiente de Lucena e Maria do Socorro Lula Turismo de Lucena. Os representantes de Bayeux justificaram a ausência em função de compromissos inadiáveis da Pasta, mas aderiram ao projeto.

SEMA - Cabedelo

Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180