Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Procon de Cabedelo e Inmetro realizam fiscalização no mercado público
27/3/2013 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Foto: Elias Martins

Ação teve como objetivos detectar irregularidades

Uma operação conjunta envolvendo fiscais do Procon Municipal, chefe de fiscalização do Procon Estadual e Técnico Metrológico do Instituto Nacional de Metrologia,Qualidade e Tecnologia (Inmetro) foi realizada em 62 boxes do mercado público de Cabedelo, na manhã desta terça-feira (26).

A ação teve como objetivos detectar as irregularidades com relação aos pesos dos produtos  e  realizar uma campanha educativa para orientar os comerciantes sobre limpeza e acondicionamento de peixes  e crustáceos comercializados no local.

Na fiscalização, os pescados, um dos produtos mais procurados nessa época, os produtos estão atendendo as exigências. Segundo o chefe de fiscalização do Procon Estadual, Breno Medeiros é necessário que os consumidores fiquem atentos ao comprar peixes e crustáceos. " É importante verificar a textura, a cor e se o cheiro é característico do peixe", alertou Breno.

A orientação do secretário executivo Procon Municipal, Luiz Gonzaga Meireles, é de que os consumidores prestem atenção na hora de adquirir os produtos. "Essa fiscalização é necessária para que consumidores fiquem atentos a higiene do local e ao armazenamento dos alimentos", frisou ele.

Também foi cobrado que todos os comerciantes coloquem os preços expostos nos produtos ou prateleiras. "Isso é obrigatório. Os comerciantes devem expor o valor do produto que está sendo comercializado," comentou Breno Medeiros.

Ainda durante a operação ficou comprovado que 70 por cento das balanças estão adequadas ao uso. O técnico do Inmetro, Reginaldo Ely de Oliveira, explicou de que maneira as pessoas devem proceder. "O consumidor pode exigir a balança num local de fácil acesso, onde tenha uma boa visibilidade e o comerciante antes de iniciar os trabalhos, deve testar a balança para evitar algum tipo de constrangimento," alertou  Reginaldo.

A operação contou também com a participação das fiscais do Procon de Cabedelo, Iane Lins, Iara Fernandes e Geralda Ulisses.

SECOM - Cabedelo

Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Semana Da Mulher 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180