Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeitura de Cabedelo planeja evento do dia “D” da Luta Antimanicomial
1/4/2013 - Secretaria de Saúde

Foto: Daniell Mendes

Planejamento para o dia “D” da Luta Antimanicomial


A Prefeitura de Cabedelo reuniu recentemente as secretarias do Trabalho, Ação Social e Mulher; Saúde; Cultura;  Esportes e Comunicação, além dos gestores municipais de saúde mental, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Associação Cabedelense de Saúde Mental e o Coletivo Canto Geral da Universidade Federal da Paraíba, para planejarem o dia “D” da Luta Antimanicomial da cidade, previsto para acontecer no próximo dia 16 de maio.

Visando realizar uma grande movimentação para difundir o dia internacional de Luta Antimanicomial em Cabedelo, foi criado um Grupo de Trabalho (GT), composto por diversas secretarias municipais e todos os setores presentes na reunião, para discutir, planejar e encaminhar o dia “D”, bem como, sugerir os termos do “Pacto Governamental” que será assinado pelo Prefeito, projetos e propostas com as políticas públicas voltadas para a referida questão, assim como, a criação da lei municipal que garanta aos usuários do CAPS o passe livre nos serviços de transportes do município.

Os participantes vão pensar e sugerir um tema para o Dia “D”, que será apresentado na próxima reunião do GT. As secretarias de cultura e saúde farão um esquete e, para que a manifestação tenha um sentido claro para o usuário, o recurso ao teatro, a música, as oficinas, serão utilizados. Pesando na inserção/reinserção social, as demais secretarias ficarão atentas para introduzir nas ações realizadas, os usuários dos CAPS, visando à exposição e venda dos artesanatos por eles produzidos, nos eventos/Feiras que a edilidade esteja promovendo na comunidade.

O dia “D” de Luta Antimanicomial foi instituído em 1987, no Congresso de Trabalhadores em Saúde Mental, realizado em Bauru-SP e se comemora, anualmente, no dia 18 de maio. “Essa é uma bandeira estritamente da sociedade civil. Mas, aqui em Cabedelo estaremos mobilizados no dia 16 de maio e somos todos militantes dessa causa, sociedade civil, trabalhadores, usuários e o poder público”. Disse Antonio Bezerra, presidente da Associação Cabedelense de Saúde Mental.

Segundo a associação, dados do Ministério da Saúde dão conta de que 3% da população (1.636 pessoas em Cabedelo) sofrem de transtornos severos e persistentes. 6% (3.273 cabedelenses) apresentam transtornos psiquiátricos graves decorrentes do uso de álcool e outras drogas. E 12% (6.546 cidadãos) necessitam de algum atendimento em saúde mental, seja ele contínuo ou eventual. A próxima reunião do GT será no dia 21/03/2013, no auditório da Secretaria de Ação Social, das 08:30h as 10:30h.

SECOM - Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Reforma e Ampliação da Escola Miranda Burity
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180