Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeitura de Cabedelo planeja evento do dia “D” da Luta Antimanicomial
1/4/2013 - Secretaria de Saúde

Foto: Daniell Mendes

Planejamento para o dia “D” da Luta Antimanicomial


A Prefeitura de Cabedelo reuniu recentemente as secretarias do Trabalho, Ação Social e Mulher; Saúde; Cultura;  Esportes e Comunicação, além dos gestores municipais de saúde mental, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Associação Cabedelense de Saúde Mental e o Coletivo Canto Geral da Universidade Federal da Paraíba, para planejarem o dia “D” da Luta Antimanicomial da cidade, previsto para acontecer no próximo dia 16 de maio.

Visando realizar uma grande movimentação para difundir o dia internacional de Luta Antimanicomial em Cabedelo, foi criado um Grupo de Trabalho (GT), composto por diversas secretarias municipais e todos os setores presentes na reunião, para discutir, planejar e encaminhar o dia “D”, bem como, sugerir os termos do “Pacto Governamental” que será assinado pelo Prefeito, projetos e propostas com as políticas públicas voltadas para a referida questão, assim como, a criação da lei municipal que garanta aos usuários do CAPS o passe livre nos serviços de transportes do município.

Os participantes vão pensar e sugerir um tema para o Dia “D”, que será apresentado na próxima reunião do GT. As secretarias de cultura e saúde farão um esquete e, para que a manifestação tenha um sentido claro para o usuário, o recurso ao teatro, a música, as oficinas, serão utilizados. Pesando na inserção/reinserção social, as demais secretarias ficarão atentas para introduzir nas ações realizadas, os usuários dos CAPS, visando à exposição e venda dos artesanatos por eles produzidos, nos eventos/Feiras que a edilidade esteja promovendo na comunidade.

O dia “D” de Luta Antimanicomial foi instituído em 1987, no Congresso de Trabalhadores em Saúde Mental, realizado em Bauru-SP e se comemora, anualmente, no dia 18 de maio. “Essa é uma bandeira estritamente da sociedade civil. Mas, aqui em Cabedelo estaremos mobilizados no dia 16 de maio e somos todos militantes dessa causa, sociedade civil, trabalhadores, usuários e o poder público”. Disse Antonio Bezerra, presidente da Associação Cabedelense de Saúde Mental.

Segundo a associação, dados do Ministério da Saúde dão conta de que 3% da população (1.636 pessoas em Cabedelo) sofrem de transtornos severos e persistentes. 6% (3.273 cabedelenses) apresentam transtornos psiquiátricos graves decorrentes do uso de álcool e outras drogas. E 12% (6.546 cidadãos) necessitam de algum atendimento em saúde mental, seja ele contínuo ou eventual. A próxima reunião do GT será no dia 21/03/2013, no auditório da Secretaria de Ação Social, das 08:30h as 10:30h.

SECOM - Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180