Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Ação conjunta da SEMOB de Cabedelo e Detran realizam simulação de atendimento em acidentes de trânsito
8/5/2013 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Foto: Agnaldo Silva

Simulação de atendimento pré- hospitalar


A Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realizaram recentemente uma simulação de atendimento pré- hospitalar às vítimas de acidentes de trânsito. A ação foi realizada na Praça Getúlio Vargas, Centro de Cabedelo. 

Socorristas e guarda-vidas voluntários da ONG Associação Nordestina de Resgate e Administração de Emergências (ANDRAE) irão trabalhar na simulação com o objetivo de sensibilizar condutores e pedestres. “É possível evitar acidentes, agindo com responsabilidade. Todos são responsáveis pelo trânsito. Devemos promover a segurança”, destacou o secretário da SEMOB Cel. Romildo  Alves de Oliveira.

A ação que fez parte da Semana de Educação para o Trânsito, foi promovida pela Prefeitura e contou com o apoio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BpTran),  Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Detran, Corpo de Bombeiros e Samu.

Segundo o diretor de Operações da SEMOB, Janderson Brito, foi intensificada a campanha de conscientização sobre a Lei Seca. “Os números divulgados pela PRF da operação do feriado da Páscoa, mostrou redução de acidentes por ingestão de álcool. Claro que estamos de olho em outras infrações”, ressaltou o diretor de operações.

Dicas de trânsito seguro na cidade:

· Trafegue na faixa certa - Em baixa velocidade, conserve-se na faixa da direita. Você se mantém mais seguro e não atrapalha o trânsito.

· Cuidado nas ultrapassagens - Só ultrapasse pela faixa da esquerda. Você evita surpresas para você e o motorista da frente.

· Atenção ao sinal amarelo - Não faça do sinal amarelo um complemento do verde. Pare e evite acidentes com carros e pedestres.

· Buzina só em último caso - Evite ficar buzinando o tempo todo. Isso só causa stress e sustos desnecessários. Quando o carro à sua frente estancar no sinal, tenha paciência e aguarde. Antes de buzinar, lembre-se que poderia ser você.

· “Pega” é crime - Fazer pega nas ruas é crime. Rua não é pista de corrida. Acidentes durante pegas geralmente matam motoristas e transeuntes inocentes.

· Não utilize celular - É proibido usar telefone celular enquanto se dirige. Quando o seu tocar, estacione o carro em local seguro e só então atenda. Falar ao celular atrapalha a concentração e provoca acidentes graves.

· Estacione sempre corretamente - Nunca pare em fila dupla, principalmente em frente a escolas. Isso tira a visão dos motoristas que passam e das crianças que atravessam a rua. Calçada é lugar de pedestre, não de carro.

· Cinto de segurança é obrigatório - Não abra mão de sua segurança. Para não amassar as roupas use um pano entre elas e o cinto, ou use acessórios acolchoados nos cintos. Torne a colocação do cinto um procedimento automático assim que entrar no carro.

· Faixa de pedestre - O próprio nome já diz tudo. Não pare o carro sobre ela. É contra a lei.

· Cuidados na frenagem- Nunca freie sobre poças d’água. Se isso for inevitável, alivie o pedal rapidamente para que as rodas não travem.

· Muito cuidado ao frear tendo caminhões na sua traseira. Pesados, eles percorrem uma área muito maior que um veículo comum até parar completamente.

SECOM - Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180