Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Ação conjunta da SEMOB de Cabedelo e Detran realizam simulação de atendimento em acidentes de trânsito
8/5/2013 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Foto: Agnaldo Silva

Simulação de atendimento pré- hospitalar


A Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realizaram recentemente uma simulação de atendimento pré- hospitalar às vítimas de acidentes de trânsito. A ação foi realizada na Praça Getúlio Vargas, Centro de Cabedelo. 

Socorristas e guarda-vidas voluntários da ONG Associação Nordestina de Resgate e Administração de Emergências (ANDRAE) irão trabalhar na simulação com o objetivo de sensibilizar condutores e pedestres. “É possível evitar acidentes, agindo com responsabilidade. Todos são responsáveis pelo trânsito. Devemos promover a segurança”, destacou o secretário da SEMOB Cel. Romildo  Alves de Oliveira.

A ação que fez parte da Semana de Educação para o Trânsito, foi promovida pela Prefeitura e contou com o apoio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BpTran),  Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Detran, Corpo de Bombeiros e Samu.

Segundo o diretor de Operações da SEMOB, Janderson Brito, foi intensificada a campanha de conscientização sobre a Lei Seca. “Os números divulgados pela PRF da operação do feriado da Páscoa, mostrou redução de acidentes por ingestão de álcool. Claro que estamos de olho em outras infrações”, ressaltou o diretor de operações.

Dicas de trânsito seguro na cidade:

· Trafegue na faixa certa - Em baixa velocidade, conserve-se na faixa da direita. Você se mantém mais seguro e não atrapalha o trânsito.

· Cuidado nas ultrapassagens - Só ultrapasse pela faixa da esquerda. Você evita surpresas para você e o motorista da frente.

· Atenção ao sinal amarelo - Não faça do sinal amarelo um complemento do verde. Pare e evite acidentes com carros e pedestres.

· Buzina só em último caso - Evite ficar buzinando o tempo todo. Isso só causa stress e sustos desnecessários. Quando o carro à sua frente estancar no sinal, tenha paciência e aguarde. Antes de buzinar, lembre-se que poderia ser você.

· “Pega” é crime - Fazer pega nas ruas é crime. Rua não é pista de corrida. Acidentes durante pegas geralmente matam motoristas e transeuntes inocentes.

· Não utilize celular - É proibido usar telefone celular enquanto se dirige. Quando o seu tocar, estacione o carro em local seguro e só então atenda. Falar ao celular atrapalha a concentração e provoca acidentes graves.

· Estacione sempre corretamente - Nunca pare em fila dupla, principalmente em frente a escolas. Isso tira a visão dos motoristas que passam e das crianças que atravessam a rua. Calçada é lugar de pedestre, não de carro.

· Cinto de segurança é obrigatório - Não abra mão de sua segurança. Para não amassar as roupas use um pano entre elas e o cinto, ou use acessórios acolchoados nos cintos. Torne a colocação do cinto um procedimento automático assim que entrar no carro.

· Faixa de pedestre - O próprio nome já diz tudo. Não pare o carro sobre ela. É contra a lei.

· Cuidados na frenagem- Nunca freie sobre poças d’água. Se isso for inevitável, alivie o pedal rapidamente para que as rodas não travem.

· Muito cuidado ao frear tendo caminhões na sua traseira. Pesados, eles percorrem uma área muito maior que um veículo comum até parar completamente.

SECOM - Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180