Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cidade pioneira: CRPNM realiza aula inaugural dos Cursos de Ensino Profissional Marítimo em Cabedelo
17/5/2013 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional


Ao todo, estão sendo ofertados 125 vagas.


Diversas autoridades da esfera Municipal, Estadual e Federal, além de representantes do corpo docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, alunos e familiares participaram da Aula Inaugural da Escola de Ensino Profissional Marítimo do CRPNM - Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima no Município de Cabedelo-PB.
 
A solenidade aconteceu no último dia 13 de maio, no salão nobre do Cabedelo Clube e marcou o início das aulas dos cursos de ensino profissional voltadas para a atividade marítima, fruto de uma parceria realizada entre a Prefeitura de Cabedelo, Marinha do Brasil e o IFPB.

A mesa foi composta pela diretora do CRPNM Margareth Rocha, do Reitor do IFPB João Batista de Oliveira Silva; do pró-reitor de ensino Paulo de Tarso Costa Henriques; da pró-reitora de extensão Edelcides Gondim; do prefeito de Cabedelo José Maria de Lucena Filho (Luceninha); do Vereador e Delegado Regional do SINDMAR em Cabedelo, Rosivando Viana; do professor Edmar Almeida de Morais – representando o Ministério da Educação (MEC), do capitão de fragata Victor Buarque, do comandante Carlos Frederico Serafim, do Professor Diócélio Alencar – representando o diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil, da superintendente do Patrimônio da União Daniele Bandeira, do superintendente do Ministério da Pesca na Paraíba Samuel Lemos, e do secretário da pesca da Paraíba Sales Dantas – representando o governador do Estado Ricardo Coutinho.

O CRPNM é o primeiro Centro de Referência da Rede Federal de Ensino no Brasil, fazendo de Cabedelo, a primeira cidade do país a oferecer, pelo CRPNM, cursos nas áreas de aquaviários: Pescador Profissional, Pescador Especializado em Pesca, Marinheiro  Auxiliar de Máquinas e Convés, Curso de Adaptação de Aquaviários, Cozinheiro, Taifeiro, Enfermeiro e Auxiliar de Saúde.  Por meio de chamada pública realizada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da educação- SETEC-MEC a Paraíba, através do IFPB, concorreu com 10 instituições de outros Estados para implementar esse Centro de Referência. Ao todo, estão sendo ofertadas 125 vagas.
 
A Aula Inaugural foi ministrada pela professora Margareth Rocha, diretora do CRPNM-IFPB, que explicou que todos os cursos que serão ofertados são permissionados pela Marinha do Brasil nas áreas: marítima, fluviária, portuária e de pesca.”Somente neste ano, são 125 alunos selecionados para os cursos ofertados e temos a perspectiva de ampliar esse número nos próximos anos.” Comentou Margareth.

De acordo com o secretário municipal adjunto de Portos, Pesca e Aquicultura, Luiz Carlos Albuquerque “Tudo isso é muito importante para a nossa cidade e para a Paraíba, pois esse CRPNM servirá para os nossos munícipes e também para outros paraibanos que queiram ingressar na carreira marítima sejam pesqueira, fluvial ou mercante”.

O Reitor do IFPB, João Batista de Oliveira Silva, comemorou o convênio e anunciou um novo curso para o Campus Cabedelo.“Vejo isso como um novo momento.  Juntos trabalharemos pelo desenvolvimento do Município, da Paraíba em especial, da Pesca. Em breve estaremos lançando o curso de Engenharia de Pesca aqui no Campus Cabedelo”, comemorou o Reitor.

Segundo o Capitão dos Portos da Paraíba, Vitor Buarque de Paula, é de suma importância a parceria entre a Marinha do Brasil e o IFPB, uma vez que Cabedelo será a futura sede da Capitania dos Portos da Paraíba.

Durante a solenidade, o prefeito Luceninha destacou a importância  de Cabedelo ser contemplada com uma escola de tamanha relevância . O prefeito ainda parabenizou o empenho da professora Margareth Rocha e lembrou que tal sonho só pôde ser realizado, graças a parcerias firmadas entre a prefeitura da cidade e o IFPB.

A primeira etapa já está prevista para o fim deste mês que é a instalação da Garagem de Barcos, que também poderá ser utilizada pelo IFPB. “O CRPNM está suprindo uma necessidade da Marinha do Brasil, porque também temos uma dificuldade de encontrar instrutores qualificados. Um país rico não é um país com muito dinheiro, mas é um país que sabe empregar bem os seus recursos”. afirmou o Capitão Buarque.

O Encerramento do evento foi marcado pela apresentação da Nau Catarineta, grupo folclórico tradicional da cidade de Cabedelo, sob o comando do mestre e Subsecretario de Cultura Tadeu Patrício.

SECOM/CABEDELO


Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180