Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo participa do dia D contra a paralisia infantil
6/6/2013 - Secretaria de Saúde

Imagem: Internet


O Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil acontece neste sábado, dia 8, em todo País e segue até o dia 21 de junho.

Este ano, a expectativa da secretaria municipal de saúde de Cabedelo é de que cerca de 95% das crianças a partir dos seis meses de idade até menores de cinco anos  sejam imunizadas em toda cidade com duas gotinhas da vacina ingeridas via oral.

Todos os 19 postos de saúde do município estarão abertos das 8h às 17h, ininterruptamente. A Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar ainda de duas unidades de postos volantes que estarão instaladas no Supermercado Litoral em Intermares e no Supermercado Assis localizado no Centro de Cabedelo.

Segundo a coordenadora de imunização, Franciélia Carvalho Leite os pais ou responsáveis devem levar seus filhos a um dos postos de vacinação existentes na cidade, portando o cartão de vacina. “Todas as crianças na faixa etária de seis a meses a menores de cinco anos devem ser vacinadas e os pais devem ficar atentos às crianças, pois aquelas que estiverem com febre no dia da campanha, não poderão ser vacinadas”, alertou.

A poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Ela é causada pela infecção pelo poliovírus, que se espalha por contato direto pessoa a pessoa, por contato com muco, catarro ou fezes infectadas.

O vírus entra através da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal, sendo absorvido e espalhado pelo sangue e pelo sistema linfático. O período da infecção pelo vírus até que surjam os sintomas da doença (incubação) varia de cinco a tinta e cinco dias.

Os fatores de risco incluem: exposição à pólio sem imunização; viagem a áreas que passaram por surtos de pólio; em áreas onde há um surto, as pessoas que têm mais chance de contrair a doença são crianças, mulheres grávidas e idosos. A doença é mais comum no verão e no outono.

SECOM - Cabedelo

Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180