Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Atividades marcam o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais em Cabedelo
2/8/2013 - Secretaria de Saúde

Foto: Elias Martins

Campanha que marca o Dia Mundial de Luta contra a doença


Orientar e alertar a população sobre os perigos das hepatites virais são os principais objetivos das ações que a Secretaria de Saúde de Cabedelo, através das Coordenadorias de Vigilância Epidemiológica e Vigilância em Saúde estão realizando no município.

A Campanha que marca o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, comemorado no dia 28 de julho, data instituída pelo Ministério da Saúde para incentivar ações de prevenção relacionadas à doença, teve início no dia 23 de julho e se estendendo até o dia 2 mês de agosto.

Durante toda a semana equipes das secretarias envolvidas instalaram tendas em estacionamentos de hospital e empresas, posto de testagem na policlínica, além de visitas em salões de beleza da cidade para executar  ações de  testagem  de Hepatites, Sífilis, HIV ; aconselhamento e vacinação para Hepatite B e C e outras doenças imunopreveníveis, palestras e distribuição de informativos das doenças de notificação compulsória.

A  Diretora de Vigilância Epidemiológica de Cabedelo, Danielle Lucena, ressaltou que o " Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites" é de grande importância, pois, visa fazer a divulgação da doença que atinge milhões de pessoas que, em alguns casos,  não sabem que estão infectadas com o vírus. O nosso objetivo é  intensificar as ações de prevenção e diagnóstico  das doenças." Destacou.

As hepatites virais são doenças causadas pelos vírus A, B, C ou D, que provocam inflamação no fígado. É possível identificar a presença do vírus através de exames de sangue específicos solicitados pelo médico, ou, através de testes de triagem, também chamados de testes rápidos para hepatites B e C.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, em 2012  foram notificados 55 casos de hepatite em Cabedelo e este ano já chega a 8 o número de casos comprovados da doença.Para realizar a testagem basta ligar para a Vigilância Epidemiológica através do telefone 3250-3141 e solicitar uma visita.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 1 milhão de mortes por ano são atribuídas às hepatites virais. Os vírus da hepatite B (HBV) e hepatite C (HCV) são as principais causas de câncer de fígado no mundo, correspondendo a 78% dos casos.
 
Como é transmitida

Os vírus das hepatites B e C são transmitidos por via sexual, transfusão de sangue, hemodiálise, transmissão vertical (mãe-filho), seringas ou aparelhos perfurocortantes contaminados, como equipamentos odontológicos e materiais utilizados para tatuagem e piercing. Lâminas de barbear e de manicure e pedicure estão entre os materiais que necessitam ter seu uso individualizado.

Sintomas

Os principais sintomas da doença são: cansaço, fadiga, dor abdominal, colúria (urina escura), hipocolia fecal (fezes esbranquiçadas), febre, diarréia, náuseas, vômitos, etc.

SECOM - Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180