Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Atividades marcam o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais em Cabedelo
2/8/2013 - Secretaria de Saúde

Foto: Elias Martins

Campanha que marca o Dia Mundial de Luta contra a doença


Orientar e alertar a população sobre os perigos das hepatites virais são os principais objetivos das ações que a Secretaria de Saúde de Cabedelo, através das Coordenadorias de Vigilância Epidemiológica e Vigilância em Saúde estão realizando no município.

A Campanha que marca o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, comemorado no dia 28 de julho, data instituída pelo Ministério da Saúde para incentivar ações de prevenção relacionadas à doença, teve início no dia 23 de julho e se estendendo até o dia 2 mês de agosto.

Durante toda a semana equipes das secretarias envolvidas instalaram tendas em estacionamentos de hospital e empresas, posto de testagem na policlínica, além de visitas em salões de beleza da cidade para executar  ações de  testagem  de Hepatites, Sífilis, HIV ; aconselhamento e vacinação para Hepatite B e C e outras doenças imunopreveníveis, palestras e distribuição de informativos das doenças de notificação compulsória.

A  Diretora de Vigilância Epidemiológica de Cabedelo, Danielle Lucena, ressaltou que o " Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites" é de grande importância, pois, visa fazer a divulgação da doença que atinge milhões de pessoas que, em alguns casos,  não sabem que estão infectadas com o vírus. O nosso objetivo é  intensificar as ações de prevenção e diagnóstico  das doenças." Destacou.

As hepatites virais são doenças causadas pelos vírus A, B, C ou D, que provocam inflamação no fígado. É possível identificar a presença do vírus através de exames de sangue específicos solicitados pelo médico, ou, através de testes de triagem, também chamados de testes rápidos para hepatites B e C.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, em 2012  foram notificados 55 casos de hepatite em Cabedelo e este ano já chega a 8 o número de casos comprovados da doença.Para realizar a testagem basta ligar para a Vigilância Epidemiológica através do telefone 3250-3141 e solicitar uma visita.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 1 milhão de mortes por ano são atribuídas às hepatites virais. Os vírus da hepatite B (HBV) e hepatite C (HCV) são as principais causas de câncer de fígado no mundo, correspondendo a 78% dos casos.
 
Como é transmitida

Os vírus das hepatites B e C são transmitidos por via sexual, transfusão de sangue, hemodiálise, transmissão vertical (mãe-filho), seringas ou aparelhos perfurocortantes contaminados, como equipamentos odontológicos e materiais utilizados para tatuagem e piercing. Lâminas de barbear e de manicure e pedicure estão entre os materiais que necessitam ter seu uso individualizado.

Sintomas

Os principais sintomas da doença são: cansaço, fadiga, dor abdominal, colúria (urina escura), hipocolia fecal (fezes esbranquiçadas), febre, diarréia, náuseas, vômitos, etc.

SECOM - Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180