Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo adere ao Projeto Paraíba Paralímpica para inclusão de atletas
5/8/2013 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Foto: Elias Martins


Com o objetivo de promover o PARADESPORTO como forma de INCLUSÃO do segmento DE e PARA pessoas com deficiência na formação de novos valores em atividades adaptadas. A Prefeitura de Cabedelo, através da Coordenadoria de Inclusão da Secretaria do Trabalho, Ação Social e Mulher (SETRASM), em parceria com as de: Educação, Comunicação, Saúde e Esporte, Juventude e Lazer aderiu ao Projeto Paraíba Paralímpica.

O projeto será coordenado no município de Cabedelo pela Sra. Maria José de Melo Barbosa, Coordenadora de Inclusão da SETRASM. O lançamento aconteceu no ginásio poliesportivo municipal, com a presença de várias instituições que trabalham a inclusão no município e autoridades, entre elas, o prefeito Luceninha. Contou ainda com a presença da atleta Ruth, tricampeã Norte e Nordeste e 3ª colocada no campeonato brasileiro de BOCHA. Bem como, a atleta paralímpica cabedelense Antonia Fernandes que, inclusive, foi homenageada com placa de honra ao mérito.

O Projeto foi instituído na Paraíba em 2012. João Pessoa aderiu em setembro do mesmo ano. Cabedelo faz sua adesão visando incluir os atletas DE e PARA do município e oferecer-lhes aulas gratuitas em diversas modalidades de esportes adaptados, a exemplo do bocha olímpico para pessoas deficientes interessadas em participar de atividades paradesportivas. “Quem sabe, em breve teremos um atleta desta cidade disputando uma olimpíada”, Afirmou Luceninha, acrescentando que a inclusão será prioridade em seu governo.

De acordo com a Coordenadora Maria José de Melo Barbosa, dados do censo de 2010, indicam que o município de Cabedelo possui aproximadamente, 60 mil habitantes, desse total 17 mil são portadores de algum tipo de deficiência, daí a necessidade de inserir o município dentro de um projeto destinado a atividades paradesportivas. “Essas pessoas não têm acesso e oportunidade para praticar o paradesporto. Existem atletas envolvidos no desporto paralímpico deste município representando outras cidades em campeonatos Estaduais e Nacionais. Foi pensando nisso que resolvemos inserir este projeto em nossa cidade.” Finalizou.

SECOM - Cabedelo

Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180