Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Comunidades debatem prioridades durante Consulta Popular promovida pela Prefeitura
7/8/2013 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Foto: Elias Martins


Com a proposta de estabelecer um diálogo com a população através de plenárias consultivas visando indicar prioridades na execução de obras e serviços que objetive melhorar a qualidade de vida, a inclusão social, o combate às desigualdades sociais e deliberar sobre a destinação dos recursos públicos; a Prefeitura de Cabedelo realizou nesta sexta (02) e sábado (03), Consulta Popular para ouvir de perto a voz das comunidades.

As Consultas Populares servirão para elaboração do Plano Plurianual, cujas diretrizes orientarão as ações da gestão pública no quadriênio 2014 /2017.

A abertura aconteceu no Cabedelo Clube e as plenárias ocorreram na escola Paulino Siqueira (antigo colégio QI), no bairro do Monte Castelo. Além do prefeito Luceninha, de alguns vereadores e de todos os secretários municipais, participaram diversos seguimentos sociais como a Associação Cabedelense para Cidadania – ACICA; o Instituto Soma Brasil; As Associações Comunitárias do Renascer II; do Renascer III; do Jardim Manguinhos; de Ponta de Matos; do Jacaré; Associação dos Moradores de Camalaú e do Jardim Brasília; a SOAJE do Jacaré; Associação dos Artesãos de Cabedelo e representante do Movimento Negro na Paraíba, dentre outras.

O secretário de Comunicação, Wellington Costa, ressaltou a importância de a prefeitura ter realizado esta consulta, segundo ele, esta é a primeira vez os cabedelenses contam com este gesto de transparência e cidadania e, por isso, muitas adequações ainda precisam ser feitas. “O primeiro passo foi dado pelo prefeito Luceninha. Cabedelo começa a dar seus primeiros passos em busca da transparência e da participação popular. Temos muito ainda a melhorar, mas, não existe uma grande caminhada sem que seja dado o primeiro passo e para isso, precisamos estar juntos, gestão e sociedade numa lição de democracia e cidadania”, disse Costa.

A apresentação do Plano ficou por conta do coordenador de projetos do convênio firmado entre a prefeitura e a UFPB, Cristiano Zenaide e do contador geral da prefeitura Gilsandro Macedo, que realizaram explanações e em seguida, cederam a palavra aos secretários para divulgarem suas metas para o município.

Logo após, a sociedade e entidades fizeram uso da palavra e expuseram suas demandas e prioridades tanto verbalmente como por escrito, através de formulários específicos.

Para a Coordenadora do Instituto Soma Brasil, Karine Oliveira, a iniciativa foi louvável, mesmo merecendo ajustes. “A iniciativa de realizar uma audiência do PPA é positiva. Nos 8 anos em que trabalho em Cabedelo não tenho conhecimento de que isso tenha sido feito e quem está na cidade há mais tempo, confirma. Se a iniciativa é boa, a  forma de realizar a audiência, no entanto, merece algumas observações”, disse Karina.

“Como mencionei em minha fala na abertura do evento, participação da sociedade civil e transparência na gestão pública são temas novos na agenda política. Não só em Cabedelo, mas na história do País. Pressupõe todo um processo de mudança de cultura e aprendizado tanto por parte da gestão pública, como da própria população”, concluiu.

Para o prefeito Luceninha, seu governo irá procurar cumprir as promessas de governo, em ser transparente e democrático. “Esta é sem dúvida uma experiência nova em Cabedelo. Vamos governar junto com o cidadão ouvindo a todos e procurando fazer o melhor para a nossa cidade. Para isso, nada podemos fazer sozinho, precisamos da união do povo e da sociedade organizada e isso já podemos ver que começou”, explicou.

Até o dia 15 de agosto, a prefeitura deverá repassar as propostas para o PPA ao legislativo e, a partir de então, os vereadores deverão realizar encontros itinerantes nas comunidades para continuar ouvindo as prioridades da população antes de apresentar o Plano para votação.

Fotos do Evento

SECOM - Cabedelo

Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180