Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeitura firma parceria com ICMBio
9/8/2013 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Foto: Daniell Mendes



A Prefeitura Municipal de Cabedelo assinou o Termo de Reciprocidade com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto vinculado ao Ministério do Meio Ambiente  integrando o Sistema Nacional do Meio Ambiente que tem como objetivo principal administrar as Unidades de Conservação (UCs) federais, consideradas  áreas de importante valor ecológico.

O Termo foi assinado no auditório da Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo pelo Prefeito de Cabedelo, José Maria de Lucena Filho (Luceninha) e o chefe da Unidade de Conservação (UC), Fabiano Gumier Costa. Essa iniciativa celebra uma parceria entre as duas partes que já vêm trabalhando conjuntamente em iniciativas de políticas conservacionistas, como o Projeto Extremo oriental das Américas.

A parceria prevê cooperação técnico-científica e pedagógica para o desenvolvimento de ações integradas nas áreas de educação, ciência, tecnológia, meio ambiente, turismo sustentável, patrimônio natural, descentralização cultural e participação da sociedade, entre outras.

Segundo o analista ambiental da floresta nacional e coordenador do Projeto Extremo Oriental das Américas, Orione Álvares, entre as ações está previsto o apoio técnico-científico à Prefeitura Municipal de Cabedelo no desenvolvimento de seu Plano Gestor Ambiental.

”Com a participação de três secretarias municipais, o Laboratório de Ecologia Aplicada da Flona está realizando o mapeamento das áreas de preservação permanente de todo o município, utilizando imagens de satélite de alta resolução. Além disso, outras ações importantes estão em desenvolvimento, como o apoio na elaboração do plano de manejo das unidades de conservação municipais e na seleção de áreas para implantação dos píeres de atracação no litoral de Cabedelo”. Comentou Orione.

O prazo de vigência do termo de reciprocidade será de cinco anos, contados a partir da data de sua publicação no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, mediante termo aditivo com a devida justificativa legal.

Também participaram do ato de assinatura o Procurador Federal, Fabio Gomes Guimarães, a coordenadora regional do ICMBio Cabedelo, Carla Marconi, o analista ambiental, Orione Alvares da Silva, o professor da UFPB, Pedro Viana e os secretários de governo municipal Vera Simões (Turismo), Ana Maria Bezerra (Planejamento) e Walber Farias (Meio Ambiente).

SECOM - Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180