Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeitura firma parceria com ICMBio
9/8/2013 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Foto: Daniell Mendes



A Prefeitura Municipal de Cabedelo assinou o Termo de Reciprocidade com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto vinculado ao Ministério do Meio Ambiente  integrando o Sistema Nacional do Meio Ambiente que tem como objetivo principal administrar as Unidades de Conservação (UCs) federais, consideradas  áreas de importante valor ecológico.

O Termo foi assinado no auditório da Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo pelo Prefeito de Cabedelo, José Maria de Lucena Filho (Luceninha) e o chefe da Unidade de Conservação (UC), Fabiano Gumier Costa. Essa iniciativa celebra uma parceria entre as duas partes que já vêm trabalhando conjuntamente em iniciativas de políticas conservacionistas, como o Projeto Extremo oriental das Américas.

A parceria prevê cooperação técnico-científica e pedagógica para o desenvolvimento de ações integradas nas áreas de educação, ciência, tecnológia, meio ambiente, turismo sustentável, patrimônio natural, descentralização cultural e participação da sociedade, entre outras.

Segundo o analista ambiental da floresta nacional e coordenador do Projeto Extremo Oriental das Américas, Orione Álvares, entre as ações está previsto o apoio técnico-científico à Prefeitura Municipal de Cabedelo no desenvolvimento de seu Plano Gestor Ambiental.

”Com a participação de três secretarias municipais, o Laboratório de Ecologia Aplicada da Flona está realizando o mapeamento das áreas de preservação permanente de todo o município, utilizando imagens de satélite de alta resolução. Além disso, outras ações importantes estão em desenvolvimento, como o apoio na elaboração do plano de manejo das unidades de conservação municipais e na seleção de áreas para implantação dos píeres de atracação no litoral de Cabedelo”. Comentou Orione.

O prazo de vigência do termo de reciprocidade será de cinco anos, contados a partir da data de sua publicação no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, mediante termo aditivo com a devida justificativa legal.

Também participaram do ato de assinatura o Procurador Federal, Fabio Gomes Guimarães, a coordenadora regional do ICMBio Cabedelo, Carla Marconi, o analista ambiental, Orione Alvares da Silva, o professor da UFPB, Pedro Viana e os secretários de governo municipal Vera Simões (Turismo), Ana Maria Bezerra (Planejamento) e Walber Farias (Meio Ambiente).

SECOM - Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180