Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Respeito ao Idoso: Prefeitura busca parcerias para humanizar o atendimento emergencial
21/8/2013 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Foto: Elias Martins


Visando adequar-se ao que preconiza o Estatuto do Idoso e humanizar o atendimento emergencial a este público no município, a Prefeitura de Cabedelo, através da Secretaria de Trabalho, Ação Social e Mulher, mobilizou e reuniu a rede municipal de proteção social, o Ministério Público, a Procuradoria Geral do Município, as Secretarias de Saúde e Comunicação e as entidades que trabalham e abrigam idosos na cidade, a exemplo da Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância - Abrigo - AMEM, Fanuel e Casa de Mãe Nazinha.

A secretária do Trabalho, Ação Social e Mulher (SETRASM), Vanda Lígia, com a anuência da procuradoria e do Ministério Público, buscaram pactuar parcerias com as instituições presentes, para humanizar o atendimento ao idoso, principalmente, nos casos de emergências, como ocorreu recentemente com um idoso, nas imediações da secretária de comunicação.

Por ser final de tarde e por não dispor de local adequado para esse tipo de emergência, o secretário Wellington Costa, a coordenadora do Centro de Convivência do Idoso, Onélia Carvalho e demais servidores da Secom tiveram problemas para acolhimento do idoso. O hospital foi a solução encontrada já que o mesmo estava com níveis elevados da pressão e do diabetes.

Presente na reunião, o representante do Ministério Público, Dr. Rogério Lucas, propôs a instalação de uma “Casa de Passagem” para atendimento emergencial, Conclamando as entidades presentes a ajudar nessas emergências enquanto o município se adéqua a esta realidade.

Alegando superlotação, as entidades informaram não dispor de local disponível no momento, porém, se mostraram dispostas em contribuir disponibilizando um leito em suas dependências para essa finalidade.

A secretária Vanda Ligia informou que a cidade já aderiu a Casa de Passagem. “Vamos dispor dessa casa para acolhimento emergencial no município, mas, precisamos da parceria com as entidades para as emergências até que a nossa casa seja concluída e nesse sentido estamos aqui reunidos para encontrar soluções”, afirmou a secretária Vandinha.

De acordo com o Secretário de Comunicação Wellington Costa, a reunião serviu para sensibilizar as entidades. “Mesmo com a alegada falta de vagas, foi possível firmarmos parceria com a AMEM e a Fanuel. Parece um pequeno passo mas, é o início de um trabalho que valorizará esta categoria tão especial de cidadãos que tanto já contribuiu para o país”, concluiu.

SECOM - Cabedelo

Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180