Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Respeito ao Idoso: Prefeitura busca parcerias para humanizar o atendimento emergencial
21/8/2013 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Foto: Elias Martins


Visando adequar-se ao que preconiza o Estatuto do Idoso e humanizar o atendimento emergencial a este público no município, a Prefeitura de Cabedelo, através da Secretaria de Trabalho, Ação Social e Mulher, mobilizou e reuniu a rede municipal de proteção social, o Ministério Público, a Procuradoria Geral do Município, as Secretarias de Saúde e Comunicação e as entidades que trabalham e abrigam idosos na cidade, a exemplo da Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância - Abrigo - AMEM, Fanuel e Casa de Mãe Nazinha.

A secretária do Trabalho, Ação Social e Mulher (SETRASM), Vanda Lígia, com a anuência da procuradoria e do Ministério Público, buscaram pactuar parcerias com as instituições presentes, para humanizar o atendimento ao idoso, principalmente, nos casos de emergências, como ocorreu recentemente com um idoso, nas imediações da secretária de comunicação.

Por ser final de tarde e por não dispor de local adequado para esse tipo de emergência, o secretário Wellington Costa, a coordenadora do Centro de Convivência do Idoso, Onélia Carvalho e demais servidores da Secom tiveram problemas para acolhimento do idoso. O hospital foi a solução encontrada já que o mesmo estava com níveis elevados da pressão e do diabetes.

Presente na reunião, o representante do Ministério Público, Dr. Rogério Lucas, propôs a instalação de uma “Casa de Passagem” para atendimento emergencial, Conclamando as entidades presentes a ajudar nessas emergências enquanto o município se adéqua a esta realidade.

Alegando superlotação, as entidades informaram não dispor de local disponível no momento, porém, se mostraram dispostas em contribuir disponibilizando um leito em suas dependências para essa finalidade.

A secretária Vanda Ligia informou que a cidade já aderiu a Casa de Passagem. “Vamos dispor dessa casa para acolhimento emergencial no município, mas, precisamos da parceria com as entidades para as emergências até que a nossa casa seja concluída e nesse sentido estamos aqui reunidos para encontrar soluções”, afirmou a secretária Vandinha.

De acordo com o Secretário de Comunicação Wellington Costa, a reunião serviu para sensibilizar as entidades. “Mesmo com a alegada falta de vagas, foi possível firmarmos parceria com a AMEM e a Fanuel. Parece um pequeno passo mas, é o início de um trabalho que valorizará esta categoria tão especial de cidadãos que tanto já contribuiu para o país”, concluiu.

SECOM - Cabedelo

Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180