Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeito Luceninha participa de solenidade em homenagem ao Dia do Folclore
26/8/2013 - Secretaria de Cultura

Foto: Elias Martins



Uma noite em grande estilo, recheada de atrações culturais e muitas homenagens. Este cenário marcou a abertura do evento em comemoração aos 23 anos do Dia do Folclore em Cabedelo e os 28 anos de existência da Associação Artístico Cultural de Cabedelo- AACC.

A solenidade aconteceu na noite desta quinta-feira, 22, na Fortaleza de Santa Catarina e contou com a participação do prefeito da cidade, José Maria de Lucena Filho (Luceninha) que presidiu a abertura do evento.Autoridades do poder público e representantes de diversos segmentos culturais de Cabedelo, estiveram presentes.

Com o tema "O Nosso Forte é a Cultura” iniciativa já é considerada tradição na cidade Portuária. Este ano, a homenageada foi a saudosa Mestra Cultural, Domerina Pereira da Silva, matriarca do Côco de Roda.

O Prefeito Luceninha destacou a importância do apoio e incentivo do poder público nesses eventos que contribuem para o crescimento cultural do município. "Temos o compromisso com o município em apoiar iniciativas como essa, que preservam o que há de mais genuíno em nossa cultura, preservada ao longo de gerações", afirmou.

Atividades culturais abrilhantaram a primeira noite do evento com apresentações da Orquestra de Cabedelo (Projeto PRIMA – Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes), do Governo do Estado; da Escola Mucambu de Capoeira; Xaxado Infantil do Renascer II; Quadrilha Junina Viana do Coroné Joca Balduíno; e da Nau Catarineta Tradicional.

O presidente da AACC, Jorge Vilela, destacou o trabalho que a associação vem realizando com os grupos culturais. "A Associação foi fundada na década de 80, como consequência do projeto Interação, que foi uma ação da Universidade Federal da Paraíba com os arte-educadores da cidade. Com o fim do projeto, a AACC passou a assumir as ações culturais, e em 1991 realizou a reabertura da Fortaleza, e apartir daí, vem realizando este evento com a participação dos grupos e de suas diversas manifestações culturais da cidade”. Lembrou.

A solenidade de encerramento aconteceu na sexta-feira, 24,com  apresentações dos  grupos culturais: Miro do Sax e Artistas do Musipoc; Grupo de dança Boi Formoso; Grupo de Capoeira Angola Palmares; Biu do Pandeiro – Embolador de coco; Grupo da Terceira Idade Eneide Monteiro; Grupo Os Tambores do Forte; e Côco de Roda e Ciranda do Mestre Benedito (sobre o comando de Têca do coco).

O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Cultura, Comunicação, Transportes, Mobilidade Urbana, Obras, Segurança e Ação Social, além de Instituições Culturais do município e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- IPHAN.

SECOM - Cabedelo


Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180