Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Defesa Civil visita comunidades afetadas pelas chuvas
6/9/2013 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Foto: Elias Martins



Preocupado com os transtornos causados pelas fortes chuvas que caíram nos últimos dias, o coordenador da Defesa Civil do município de Cabedelo, Fernando Macedo, acompanhado do secretário de comunicação, Wellinghton Costa e do vereador Reinaldo Barbosa de Lima (Rei), esteve visitando, nesta quarta-feira, 4, algumas comunidades em situação crítica.

O objetivo da visita foi conhecer de perto o problema, bem como buscar soluções emergenciais que venham a amenizar a situação atual dos moradores que tiveram suas casas atingidas pelas chuvas.

Foram visitadas as comunidades do Oceania, localizada no bairro do Jacaré, Parque Esperança e João Paulo, no bairro do Renascer II. Devido às 16h ininterruptas de chuvas, cinco famílias do Parque Esperança tiveram que deixar suas casas invadidas pelas águas e foram abrigadas no Centro Comunitário do bairro.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, a localidade onde foram construídas as 63 casas do conjunto Parque Esperança entregues no último ano da gestão anterior, é extremamente baixa, sem condições de moradia, pois não possui infraestrutura que possibilite o escoamento das águas. “Uma das soluções mais urgentes para resolver o problema será, no período de estiagem, a Prefeitura em parceria com a CBTU, mandar fazer um pontilhão por baixo da linha férrea, para garantir o escoamento das águas que ali se acumulam no inverno.”

De acordo com o secretário de comunicação, Wellington Costa, que esteve representando o prefeito durante visita aos moradores, a prefeitura irá realizar estudo da situação, para evitar que o problema se repita nos anos posteriores. "O problema é sério e é preciso estudo técnico para resolver o problema. O que nos deixa surpreso é que os imóveis foram entregues em dezembro, no último mês da gestão anterior e já se encontram com diversos problemas de infraestrutura".

A cidade de Cabedelo está entre as 14 cidades da Paraíba com maior vulnerabilidade a riscos de acidentes no período chuvoso. De acordo com informação do Coordenador da Defesa Civil. Já foi feito um mapeamento de todas as áreas de riscos da cidade, para que a atenção dispensada, nas ações de trabalho, nesses locais, sejam maiores.

Através de convênio realizado entre a Prefeitura de Cabedelo e a Secretaria Nacional de Defesa Civil, foram solicitados maquinários e equipamentos para melhorar as condições de trabalho. “Adquirindo estes equipamentos a Prefeitura passa a trabalhar de forma mais independente, evitando gastos com aluguel e atendimento.” Comentou Fernando Macêdo. A solicitação está em processo de análise junto ao órgão federal.

SECOM - Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180