Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Campanha Outubro Rosa alerta mulheres de Cabedelo sobre o câncer de mama
7/10/2013 - Secretaria de Saúde

Foto: Daniell Mendes



Prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama aumentam significativamente as chances de cura da doença. Para incentivar a população feminina a realizar exames de prevenção,  a Prefeitura Municipal de Cabedelo juntamente com a Secretaria de Saúde estão engajadas na campanha mundial Outubro Rosa que traz como  tema este ano  "Se toque, as poderosas se cuidam: mamografia todo ano e autoexame todo mês."

A iniciativa  que acontece há 04 anos tem como objetivo levar  informações e incentivar as mulheres a procurarem profissionais para realizar exames  e  tratamentos adequados além de garantir  mais saúde e melhor qualidade de vida.

A Secretaria Municipal de Saúde realizou a abertura oficial do  evento  nesta terça-feira (01) na Câmara Municipal da cidade. Na ocasião, a incentivadora da campanha Outubro Rosa na cidade, vereadora Jacqueline Monteiro, ressaltou a importância da Campanha. “É extremamente importante esse trabalho de conscientização através de informação, pois incentiva  e alerta as mulheres a fazer o autoexame . Também é  interessante falar sobre o assunto não apenas no mês de referência da campanha, mas durante todo o ano.”

Durante a solenidade de abertura  da campanha, o mastologista Dr. Everton Amorim, Membro da Sociedade Brasileira de Mastologia, ministrou uma palestra sobre  as formas de prevenção e tratamento da doença, ressaltando que  “conscientizar o público feminino para a realização de exames de rotina ainda é o passo mais importante para prevenir e curar a doença. Quanto mais cedo o diagnóstico é feito, maiores são as chances de cura, pois só 40% das mulheres com câncer
conseguem preservar a mama."

Na  quarta-feira (02), a Policlínica Leonardo Mozart também envolvida na campanha, distribuiu laços cor de rosa que simbolizam o movimento e realizou a exposição de cartazes no interior da clínica com informações sobre a doença. De acordo com a Diretora Geral, Gerlane Prócopio, “ a finalidade é alertar e conscientizar as mulheres que a descoberta precoce gera resultados mais positivos para a saúde e um tratamento adequado garantirá mais qualidade de vida”.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer de mama é o tipo de câncer mais freqüente nas mulheres em todo o mundo, sendo que a cada ano surgem cerca de 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes. No Brasil, estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), indicam que a doença será responsável por 52.680 novos casos até o fim do ano.

A programação da  Campanha será desenvolvida durante todo o mês de outubro.

SECOM - Cabedelo






Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180