Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Campanha Outubro Rosa alerta mulheres de Cabedelo sobre o câncer de mama
7/10/2013 - Secretaria de Saúde

Foto: Daniell Mendes



Prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama aumentam significativamente as chances de cura da doença. Para incentivar a população feminina a realizar exames de prevenção,  a Prefeitura Municipal de Cabedelo juntamente com a Secretaria de Saúde estão engajadas na campanha mundial Outubro Rosa que traz como  tema este ano  "Se toque, as poderosas se cuidam: mamografia todo ano e autoexame todo mês."

A iniciativa  que acontece há 04 anos tem como objetivo levar  informações e incentivar as mulheres a procurarem profissionais para realizar exames  e  tratamentos adequados além de garantir  mais saúde e melhor qualidade de vida.

A Secretaria Municipal de Saúde realizou a abertura oficial do  evento  nesta terça-feira (01) na Câmara Municipal da cidade. Na ocasião, a incentivadora da campanha Outubro Rosa na cidade, vereadora Jacqueline Monteiro, ressaltou a importância da Campanha. “É extremamente importante esse trabalho de conscientização através de informação, pois incentiva  e alerta as mulheres a fazer o autoexame . Também é  interessante falar sobre o assunto não apenas no mês de referência da campanha, mas durante todo o ano.”

Durante a solenidade de abertura  da campanha, o mastologista Dr. Everton Amorim, Membro da Sociedade Brasileira de Mastologia, ministrou uma palestra sobre  as formas de prevenção e tratamento da doença, ressaltando que  “conscientizar o público feminino para a realização de exames de rotina ainda é o passo mais importante para prevenir e curar a doença. Quanto mais cedo o diagnóstico é feito, maiores são as chances de cura, pois só 40% das mulheres com câncer
conseguem preservar a mama."

Na  quarta-feira (02), a Policlínica Leonardo Mozart também envolvida na campanha, distribuiu laços cor de rosa que simbolizam o movimento e realizou a exposição de cartazes no interior da clínica com informações sobre a doença. De acordo com a Diretora Geral, Gerlane Prócopio, “ a finalidade é alertar e conscientizar as mulheres que a descoberta precoce gera resultados mais positivos para a saúde e um tratamento adequado garantirá mais qualidade de vida”.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer de mama é o tipo de câncer mais freqüente nas mulheres em todo o mundo, sendo que a cada ano surgem cerca de 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes. No Brasil, estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), indicam que a doença será responsável por 52.680 novos casos até o fim do ano.

A programação da  Campanha será desenvolvida durante todo o mês de outubro.

SECOM - Cabedelo






Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180