Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Acordo firmado entre SEMOB de Cabedelo e João Pessoa beneficia taxistas das duas cidades
14/10/2013 - Secretaria de Mobilidade Urbana

Foto: Daniell Mendes

Acordo beneficia taxistas de Cabedelo e João Pessoa

Preocupado com problemas enfrentados por taxistas de Cabedelo ao transitar na Capital, o prefeito José Maria de Lucena Filho (Luceninha) vem participando de um amplo debate sobre o exercício pleno da atividade profissional de transporte público (táxi), em João Pessoa e no município de Cabedelo. 

Após prévia discussão com o Sindicato dos Taxistas da Paraíba, Luceninha participou recentemente de uma reunião com o chefe de gabinete da Prefeitura de João Pessoa, Zennedy Bezerra (representante do prefeito Luciano Cartaxo), o presidente do Sindicato dos Taxistas da Paraíba, Antônio Henriques Filho, o superintendente da Secretaria de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Newton Pereira, o diretor de Operações Cristiano Nóbrega, o Superintendente da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cabedelo, Romildo Alves de Oliveira, o assessor técnico Pedro Oliveira, o Secretário de Comunicação de Cabedelo, Wellington Costa, bem como taxistas de Cabedelo e João Pessoa.

O encontro aconteceu no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de João Pessoa, em Água Fria e visou firmar um acordo entre os profissionais que operam o sistema de táxi nos municípios de Cabedelo e João Pessoa, para assegurar o direito de ir e vir, garantido pelo art. 5º da Constituição Federal, bem como por fim a problemas enfrentados pelos taxistas dos dois municípios.

Os taxistas das duas cidades concordaram com a necessidade de se distinguir a prática vedada de ponto de táxi em cidades vizinhas, daqueles contratos reconhecidamente legais, ajustados previamente com passageiros e identificados perante o agente municipal de trânsito. Nesse sentido foi feito um acordo como forma de, administrativamente, dar solução para os problemas que são comuns e prejudicam os profissionais das duas cidades.

Após a reunião ficou acordado que, quando contratado, o taxista cabedelense poderá transportar passageiros para os hotéis, restaurantes, clinicas e hospitais, desde que fiquem no estacionamento dos estabelecimentos e sem usar a “capelinha”, (placa informativa de táxi fixada sobre o veículo). Isso também vale para o taxista pessoense que leva turistas ao por do sol do Jacaré, Fortaleza de Santa Catarina e demais pontos turísticos de Cabedelo.

Ainda foi firmado acordo de cooperação para as casas de Shows como a Domus Hall e Forrock. Nestes estabelecimentos, a fila da frente será sempre dos taxistas da cidade, o complemento se dará como apoio e nas vias laterais.

O SINDTÁXI-PB ficou incumbido da elaboração do documento acordado entre as partes, que será assinado pelos representantes da categoria e pela superintendência da SEMOB dos dois municípios. “Saio dessa reunião felicíssimo, pois chegamos a um denominador em que o grande beneficiado será o taxista que vinha sendo prejudicado com multas desnecessárias nas duas cidades, apenas por transportar turistas e passageiros comuns, mediante contrato, para visitação de pontos turísticos como o pôr de sol de Jacaré e a Fortaleza de Santa Catarina e/ou hotéis, restaurantes, clinicas e hospitais e que desejavam seu retorno com o mesmo profissional”. Afirmou Antônio Henriques.

Uma maior fiscalização nas empresas que operam o Sistema de rádio taxi no município de Cabedelo, foi sugerida, visando combater a existência de taxi de outras cidades integrantes da região metropolitana, na composição operacional do sistema, prática proibida na Capital.

Informando que tal procedimento já está sendo adotado no município, o Cel. Romildo enfatizou que já foi feito um recadastramento de todos os taxistas e empresas que operam os serviços de rádio taxi na cidade. “Convocamos e nos reunimos com os operadores desses serviços, baixamos portarias para o disciplinamento e promovemos o recadastramento dos 200 taxistas e das empresas que operam os serviços de rádio no município. Nossos agentes são orientados a recolher os veículos que são flagrados em desacordo com as regras estabelecidas”, assegurou o secretário.

SECOM - Cabedelo

Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180