Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Acordo firmado entre SEMOB de Cabedelo e João Pessoa beneficia taxistas das duas cidades
14/10/2013 - Secretaria de Mobilidade Urbana

Foto: Daniell Mendes

Acordo beneficia taxistas de Cabedelo e João Pessoa

Preocupado com problemas enfrentados por taxistas de Cabedelo ao transitar na Capital, o prefeito José Maria de Lucena Filho (Luceninha) vem participando de um amplo debate sobre o exercício pleno da atividade profissional de transporte público (táxi), em João Pessoa e no município de Cabedelo. 

Após prévia discussão com o Sindicato dos Taxistas da Paraíba, Luceninha participou recentemente de uma reunião com o chefe de gabinete da Prefeitura de João Pessoa, Zennedy Bezerra (representante do prefeito Luciano Cartaxo), o presidente do Sindicato dos Taxistas da Paraíba, Antônio Henriques Filho, o superintendente da Secretaria de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Newton Pereira, o diretor de Operações Cristiano Nóbrega, o Superintendente da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cabedelo, Romildo Alves de Oliveira, o assessor técnico Pedro Oliveira, o Secretário de Comunicação de Cabedelo, Wellington Costa, bem como taxistas de Cabedelo e João Pessoa.

O encontro aconteceu no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de João Pessoa, em Água Fria e visou firmar um acordo entre os profissionais que operam o sistema de táxi nos municípios de Cabedelo e João Pessoa, para assegurar o direito de ir e vir, garantido pelo art. 5º da Constituição Federal, bem como por fim a problemas enfrentados pelos taxistas dos dois municípios.

Os taxistas das duas cidades concordaram com a necessidade de se distinguir a prática vedada de ponto de táxi em cidades vizinhas, daqueles contratos reconhecidamente legais, ajustados previamente com passageiros e identificados perante o agente municipal de trânsito. Nesse sentido foi feito um acordo como forma de, administrativamente, dar solução para os problemas que são comuns e prejudicam os profissionais das duas cidades.

Após a reunião ficou acordado que, quando contratado, o taxista cabedelense poderá transportar passageiros para os hotéis, restaurantes, clinicas e hospitais, desde que fiquem no estacionamento dos estabelecimentos e sem usar a “capelinha”, (placa informativa de táxi fixada sobre o veículo). Isso também vale para o taxista pessoense que leva turistas ao por do sol do Jacaré, Fortaleza de Santa Catarina e demais pontos turísticos de Cabedelo.

Ainda foi firmado acordo de cooperação para as casas de Shows como a Domus Hall e Forrock. Nestes estabelecimentos, a fila da frente será sempre dos taxistas da cidade, o complemento se dará como apoio e nas vias laterais.

O SINDTÁXI-PB ficou incumbido da elaboração do documento acordado entre as partes, que será assinado pelos representantes da categoria e pela superintendência da SEMOB dos dois municípios. “Saio dessa reunião felicíssimo, pois chegamos a um denominador em que o grande beneficiado será o taxista que vinha sendo prejudicado com multas desnecessárias nas duas cidades, apenas por transportar turistas e passageiros comuns, mediante contrato, para visitação de pontos turísticos como o pôr de sol de Jacaré e a Fortaleza de Santa Catarina e/ou hotéis, restaurantes, clinicas e hospitais e que desejavam seu retorno com o mesmo profissional”. Afirmou Antônio Henriques.

Uma maior fiscalização nas empresas que operam o Sistema de rádio taxi no município de Cabedelo, foi sugerida, visando combater a existência de taxi de outras cidades integrantes da região metropolitana, na composição operacional do sistema, prática proibida na Capital.

Informando que tal procedimento já está sendo adotado no município, o Cel. Romildo enfatizou que já foi feito um recadastramento de todos os taxistas e empresas que operam os serviços de rádio taxi na cidade. “Convocamos e nos reunimos com os operadores desses serviços, baixamos portarias para o disciplinamento e promovemos o recadastramento dos 200 taxistas e das empresas que operam os serviços de rádio no município. Nossos agentes são orientados a recolher os veículos que são flagrados em desacordo com as regras estabelecidas”, assegurou o secretário.

SECOM - Cabedelo

Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180