Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeitura de Cabedelo lança campanha para pagamento do IPTU 2013
30/10/2013 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Imagem: Giuliano Nóbrega


Após meses de tentativas para impedir o aumento abusivo do IPTU gerado na gestão anterior pela Lei Complementar nº 36, de 10 de abril de 2012, a Prefeitura de Cabedelo através da Secretaria Municipal da Receita (SEREC), finalmente, está lançando o IPTU 2013.

Para o contribuinte ter uma ideia, a referida Lei determinava a correção de dezesseis anos do IPTU em apenas um ano, o que acarretaria, em alguns casos, um reajuste em mais de 2.000% (DOIS MIL POR CENTO), ou seja, quem pagou no ano passado R$ 100,00 (CEM REAIS), passaria a pagar neste ano de 2013, R$ 2.000,00 (DOIS MIL REAIS), o que foi considerado ABUSIVO, ILEGAL e INCONSTITUCIONAL pelo Prefeito Luceninha, que decidiu entrar com uma ação na Justiça, em busca de uma solução legal que evitasse o pagamento de um valor tão alto.

O IPTU 2013 lançado com um reajuste de 5,53% foi determinado com base na Planta Genérica de Valores de Terrenos e na Tabela de Preços de Construção vigente no exercício 2012 aprovada pelo art.4º, da  Lei n° 862, de 03 de dezembro de 1996, atualizados monetariamente, nos termos do § 2º do art.25, da Lei Complementar nº  02, de  30 de dezembro de 1997.

Devido o atraso no lançamento da cobrança do IPTU que historicamente acontece nos primeiros meses do ano, o prazo para o pagamento foi determinado até o final de dezembro 2013. O secretário da Receita Municipal, José Mário Soares Madruga, justificou o curto prazo salientando que “obrigatoriamente por lei, o IPTU tem que ser lançado dentro do exercício de 2013. Infelizmente, houve esse atraso e não temos como prolongar o prazo de pagamento”, enfatizou.

O contribuinte poderá optar por duas formas de pagamento: à vista ou parcelado em até duas vezes. Quem optar pela forma de pagamento à vista  terá um desconto de 15% sobre o valor. Já o contribuinte que decidir pelo pagamento parcelado tem que ficar atento, pois, a data de vencimento da primeira parcela será dia 29 de novembro de 2013  e a segunda  será até o dia 30 de dezembro de 2013.

O Prefeito de Cabedelo, José Maria de Lucena Filho (Luceninha), explicou o atraso no lançamento do IPTU e pediu a compreensão da população.  “O atraso foi necessário para beneficiar o próprio contribuinte. Não teríamos condições de lançar o imposto com um aumento tão absurdo. Fomos procurar dentro da lei uma forma de anular o reajuste que além de prejudicar o contribuinte, feria o princípio da proporcionalidade”, explicou.

Além do IPTU, foi lançado também a TCR- Taxa de Coleta dos Resíduos Sólidos, com o mesmo prazo de vencimento e o mesmo percentual de desconto na cota única.

Os carnês do IPTU referentes a 2013 deverão ser entregues na primeira semana de novembro através dos Correios ou quem preferir pode acessar  o Portal do Contribuinte no link abaixo:

Clique AQUI para imprimir o carnê de pagamento.

Para obter outras informações, o contribuinte poderá procurar a SEREC, localizada à Rua Heitor Gusmão, 21 ou ligar (83) 3250- 3186 / 3250-3187 ou 3250-3189.

SECOM - Cabedelo

Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180