Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo adere a campanha nacional Novembro Azul
8/11/2013 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Imagem: Internet


Depois da “Campanha Outubro Rosa” visando alertar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, agora é vez do município de Cabedelo aderir ao movimento “Novembro Azul” para informar aos homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Com o tema - Um Toque, um Drible – a Campanha acontece simultaneamente em várias cidades do Brasil e pretende conscientizar os homens com idade mínima de 40 anos, sobre a necessidade de se submeter a exames preventivos. Desde o início do mês equipes da Secretaria de Saúde estão realizando ações educativas direcionadas à saúde do homem constituídas de palestra, distribuição de informativos, além de marcação de exame.

A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, toque retal. Quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis. Segundo o Diretor de Educação em Saúde, Francisco Félix, para marcar o exame é necessário se dirigir a qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde existentes no município.

Durante toda manhã deste sábado (9), equipes da Secretaria de Saúde juntamente com o grupo de homens da Primeira Igreja Batista de Cabedelo e técnicos de enfermagem da Escola de Enfermagem Santa Emília de Rodat estarão realizando ações educativas, na feira livre de Cabedelo, sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que no ano passado foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. O instituto considera o câncer de próstata uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos.

Segundo especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou qualquer outro exame. Caso a doença seja comprovada, o tratamento vai depender do estágio da doença, e pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e algumas vezes apenas observação médica.

O Dia “D” da Campanha Novembro Azul acontecerá no próximo dia 20.

SECOM - Cabedelo

Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180