Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo adere a campanha nacional Novembro Azul
8/11/2013 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Imagem: Internet


Depois da “Campanha Outubro Rosa” visando alertar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, agora é vez do município de Cabedelo aderir ao movimento “Novembro Azul” para informar aos homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Com o tema - Um Toque, um Drible – a Campanha acontece simultaneamente em várias cidades do Brasil e pretende conscientizar os homens com idade mínima de 40 anos, sobre a necessidade de se submeter a exames preventivos. Desde o início do mês equipes da Secretaria de Saúde estão realizando ações educativas direcionadas à saúde do homem constituídas de palestra, distribuição de informativos, além de marcação de exame.

A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, toque retal. Quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis. Segundo o Diretor de Educação em Saúde, Francisco Félix, para marcar o exame é necessário se dirigir a qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde existentes no município.

Durante toda manhã deste sábado (9), equipes da Secretaria de Saúde juntamente com o grupo de homens da Primeira Igreja Batista de Cabedelo e técnicos de enfermagem da Escola de Enfermagem Santa Emília de Rodat estarão realizando ações educativas, na feira livre de Cabedelo, sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que no ano passado foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. O instituto considera o câncer de próstata uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos.

Segundo especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou qualquer outro exame. Caso a doença seja comprovada, o tratamento vai depender do estágio da doença, e pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e algumas vezes apenas observação médica.

O Dia “D” da Campanha Novembro Azul acontecerá no próximo dia 20.

SECOM - Cabedelo

Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180