Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Em pronunciamento na Câmara Municipal, Prefeito de Cabedelo realiza balanço das primeiras ações
6/12/2013 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Foto: Ismael Farias



O Prefeito Municipal de Cabedelo, Leto Viana (PTN), fez um pronunciamento na Câmara Municipal de Cabedelo, durante Sessão Especial na noite dessa quinta-feira (05), sobre os seus primeiros 15 dias de governo,  prioridades de sua administração e projetos que serão iniciados.
            
Após assumir a Prefeitura de Cabedelo, no último dia 20, Leto constatou que a Administração Municipal estava em desequilíbrio financeiro,  com aproximadamente oito milhões de reais de dividas empenhadas e a pagar, além de ter extrapolado o limite de gastos com folha de pessoal, desrespeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

“Um dos motivos citados pelo ex-Prefeito Luceninha para sua renúncia foi justamente a dificuldade em administrar uma cidade que acumulou tantas dívidas e tantos desmandos ao longo dos anos. Sabemos que Cabedelo é uma cidade rica, mas foi mal administrada durante décadas. Não fui eu quem criou esses problemas, mas tenho o dever de solucioná-los. Só preciso que a população entenda que isso não será possível da noite para o dia, pois temos um grande trabalho pela frente”, comentou Leto, ressaltando que Luceninha conseguiu pagar R$ 11 milhões relativos a dívidas deixadas pela gestão anterior, mas precisou acumular outros débitos para gerir o município.

Objetivando reduzir os gastos e organizar as finanças da cidade, o Prefeito exonerou os cargos comissionados, com exceção dos que efetuam serviços essenciais, a exemplo de profissionais da Saúde, e cancelou as gratificações. Também cancelou os contratos dos carros alugados, mantendo apenas os estritamente necessários para o funcionamento da administração pública.

Com a mesma finalidade de reduzir gastos, garantindo a eficiência do serviço público, o Prefeito alterou o horário de expediente no Executivo Municipal, incluindo Secretarias e órgãos vinculados à Prefeitura, que passaram a funcionar em horário corrido, das 08h00 às 14h00, com exceção dos serviços públicos considerados essenciais, que deverão garantir o atendimento normal, por meio de escalas de serviço ou plantão.

“Tive a coragem de tomar decisões administrativas fortes, mas porque tenho a certeza de que devemos priorizar o interesse público”, comentou Leto, lembrando que assumiu a Prefeitura com a obrigação de pagar, nos primeiros 40 dias de sua administração, três folhas de pessoal: novembro, dezembro e o 13º salário. Com as medidas adotadas, foi possível efetuar o pagamento do salário de novembro,sendo também de sua responsabilidade pagar as outras folhas em dia.

Segundo o Prefeito, quando for restabelecida a normalidade administrativa de Cabedelo, será possível receber recursos federais e reativar projetos como “Minha Casa, Minha Vida”, bem como arcar com as despesas de previdência, a fim de garantir as futuras e atuais aposentadorias dos funcionários efetivos sem prejudicar o plano atuarial do Instituto de Previdência (IPSEMC).

Recadastramento e qualificação de funcionários – De acordo com o Prefeito Leto Viana, a Prefeitura iniciará no próximo ano um recadastramento de todos os servidores efetivos da Administração Municipal, a fim de direcionar os perfis dos funcionários aos respectivos locais de trabalho, além de capacitar o profissional, aumentando a eficiência e eficácia do serviço público.

Coleta de lixo – O Prefeito informou ter recebido o Executivo com um débito superior a R$ 5 milhões de reais perante a empresa que realiza a coleta de lixo no município. “Precisamos analisar toda essa situação e vermos um meio legal de reajustar esse contrato, visando o realinhamento financeiro e uma melhor prestação de serviço a população”, asseverou.

Nomeação de concursados
– Em sua primeira semana de governo, Leto assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, comprometendo-se a nomear todos os concursados aprovados no último concurso realizado pelo Executivo Municipal em um prazo de seis meses.

Emprego e renda - O Prefeito também divulgou a criação de um Centro Profissionalizante, para capacitação e cadastro dos jovens cabedelenses, a fim de inseri-los no mercado de trabalho, principalmente através das empresas instaladas no município.

Reforma administrativa – Outro anúncio feito por Leto foi a realização de uma reforma administrativa, alterando algumas secretarias, extinguindo e criando outras, porém sem aumentar as despesas do Município.

“A toda a população cabedelense, eu peço confiança e paciência, pois o trabalho que precisamos fazer é muito extenso, mas reafirmo o meu compromisso de inteira dedicação para administrar os destinos da nossa terra, proporcionando qualidade de vida e prosperidade”, finalizou o Prefeito de Cabedelo.       

Repercussão – Após a Sessão, diversos parlamentares e demais membros da sociedade repercutiram sobre o posicionamento do Prefeito. De acordo com o presidente da Câmara Municipal, vereador Lucas Santino (PHS), “Leto evidenciou, com muita responsabilidade e ética, não só o domínio com a questão administrativa, mas também com a legalidade na administração do poder público. Ele vem demonstrando compromisso não só com a cidade, mas com o funcionalismo público. Está de parabéns o Prefeito e ele pode contar com a Câmara Municipal”.

Para o estudante de Direito Jorge Mendes, que assistiu atentamente ao pronunciamento de, aproximadamente, uma hora e meia, “a Sessão foi gratificante, porque o Prefeito Leto foi bastante esclarecedor nas suas ideias e intenções de como conduzir o governo dessa cidade. Esse município é um diamante que precisa ser lapidado e está nas mãos de Leto essa tarefa”.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Prefeito de Cabedelo, Leto Viana



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180