Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Secretaria de Educação de Cabedelo promove oficina de Cultura Ambiental para as escolas
11/12/2013 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Foto: Elias Martins



A Secretaria de Educação de Cabedelo, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Turismo também de Cabedelo , com a empresa multinacional de embalagens Tetra Pak e a ONG paraense Noolhar, realizou, nessa terça-feira (10), uma oficina especial sobre "Cultura Ambiental nas Escolas",direcionada ao corpo docente das escolas municipais cabedelenses. A ação teve o objetivo de capacitar agentes multiplicadores, para desenvolver projetos ligados ao Meio Ambiental nas comunidades escolares.

O projeto "Cultura Ambiental nas Escolas" está levando informações a milhões de estudantes do ensino fundamental sobre o gerenciamento do lixo urbano, coleta seletiva, reciclagem e ciclo de vida dos materiais. Com esse Projeto, a Tetra Pak contribui fornecendo conhecimento e ferramentas para que os professores auxiliem jovens estudantes do ensino fundamental a ter uma visão mais abrangente a respeito dos problemas e soluções envolvidos na questão do lixo urbano.

“Estamos realizando essa Oficina de Cultura Ambiental nas Escolas com o único objetivo de conscientizar, não só os alunos, mas os professores e, principalmente, a comunidade sobre as questões ligadas ao Meio Ambiente. É importante observar que a educação ambiental vai além da questão natural, pois também envolve o ambiente cultural e social que interagem no nosso sistema. Temos diretores, professores e técnicos da secretaria envolvidos nesse projeto e isso tudo vai ser pensado e repensado em como será aplicado na nossa rede de ensino”, explicou a Secretária Municipal de Educação, professora Clecy Alves de Vasconcelos, enfatizando a importância e a satisfação de poder trabalhar essa temática de forma dinâmica com professores multiplicadores.

Como parte do Projeto, cada escola municipal recebe um kit, desenvolvido pela Unicamp para abordar o assunto Meio Ambiente como um tema transversal. O kit é composto pela cartilha para alunos "A Embalagem e o Ambiente", pelo Caderno do Professor, pela revista "Meio Ambiente, Cidadania e Educação", os vídeos “Quixote Reciclado” e “Carbono e Metano”, além de um informativo das oficinas pedagógicas, com depoimentos e exemplos, bem como o folheto "Faça o seu papel!" a campanha "Ciclo de Vida da Embalagem".

A oficina ocorreu no auditório da Secretaria de Educação de Cabedelo, tendo como facilitador o consultor da Tetra Pak, William Rocha, membro-diretor da ONG Noolhar.

“A intenção deste projeto da Tetra Pak, que vem ocorrendo desde 1997, é trabalhar a questão do Meio Ambiente não somente como educação ambiental, mas como uma educação voltada para a sustentabilidade. É ter e planejar o Meio Ambiente como algo contínuo. A função principal dos multiplicadores que estiveram aqui nesta tarde é transformar as ações voltadas para o Meio Ambiente. Que não sejam ações pontuais, e sim ações frequentes”, destacou o consultor.

Uma das participantes da Oficina, enquanto professora da Escola Municipal Maria Pessoa Cavalcanti, Raquel Costa evidenciou que já desenvolve um trabalho da conscientização naquela Unidade Escolar, mas também enfatizou a necessidade de novos projetos ligados ao Meio Ambiente.

“Essa oficina é muito importante porque nos dá um gás para iniciarmos o próximo ano com novidades e experiências de sucesso realizadas em outras comunidades. Nós já realizamos um projeto chamado “Arrastão do Bem” que trabalhou a questão da limpeza nas praias, tivemos a Feira Multicultural e também outras ideias ligadas ao artesanato com produtos naturais de Cabedelo, a exemplo do coco, que poderão ser trabalhadas, inclusive, com inspiração no que vimos aqui nesta tarde”, afirmou a professora.
 
SECOM




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Festival de Crochê
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180