Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Secretaria de Educação de Cabedelo promove oficina de Cultura Ambiental para as escolas
11/12/2013 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Foto: Elias Martins



A Secretaria de Educação de Cabedelo, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Turismo também de Cabedelo , com a empresa multinacional de embalagens Tetra Pak e a ONG paraense Noolhar, realizou, nessa terça-feira (10), uma oficina especial sobre "Cultura Ambiental nas Escolas",direcionada ao corpo docente das escolas municipais cabedelenses. A ação teve o objetivo de capacitar agentes multiplicadores, para desenvolver projetos ligados ao Meio Ambiental nas comunidades escolares.

O projeto "Cultura Ambiental nas Escolas" está levando informações a milhões de estudantes do ensino fundamental sobre o gerenciamento do lixo urbano, coleta seletiva, reciclagem e ciclo de vida dos materiais. Com esse Projeto, a Tetra Pak contribui fornecendo conhecimento e ferramentas para que os professores auxiliem jovens estudantes do ensino fundamental a ter uma visão mais abrangente a respeito dos problemas e soluções envolvidos na questão do lixo urbano.

“Estamos realizando essa Oficina de Cultura Ambiental nas Escolas com o único objetivo de conscientizar, não só os alunos, mas os professores e, principalmente, a comunidade sobre as questões ligadas ao Meio Ambiente. É importante observar que a educação ambiental vai além da questão natural, pois também envolve o ambiente cultural e social que interagem no nosso sistema. Temos diretores, professores e técnicos da secretaria envolvidos nesse projeto e isso tudo vai ser pensado e repensado em como será aplicado na nossa rede de ensino”, explicou a Secretária Municipal de Educação, professora Clecy Alves de Vasconcelos, enfatizando a importância e a satisfação de poder trabalhar essa temática de forma dinâmica com professores multiplicadores.

Como parte do Projeto, cada escola municipal recebe um kit, desenvolvido pela Unicamp para abordar o assunto Meio Ambiente como um tema transversal. O kit é composto pela cartilha para alunos "A Embalagem e o Ambiente", pelo Caderno do Professor, pela revista "Meio Ambiente, Cidadania e Educação", os vídeos “Quixote Reciclado” e “Carbono e Metano”, além de um informativo das oficinas pedagógicas, com depoimentos e exemplos, bem como o folheto "Faça o seu papel!" a campanha "Ciclo de Vida da Embalagem".

A oficina ocorreu no auditório da Secretaria de Educação de Cabedelo, tendo como facilitador o consultor da Tetra Pak, William Rocha, membro-diretor da ONG Noolhar.

“A intenção deste projeto da Tetra Pak, que vem ocorrendo desde 1997, é trabalhar a questão do Meio Ambiente não somente como educação ambiental, mas como uma educação voltada para a sustentabilidade. É ter e planejar o Meio Ambiente como algo contínuo. A função principal dos multiplicadores que estiveram aqui nesta tarde é transformar as ações voltadas para o Meio Ambiente. Que não sejam ações pontuais, e sim ações frequentes”, destacou o consultor.

Uma das participantes da Oficina, enquanto professora da Escola Municipal Maria Pessoa Cavalcanti, Raquel Costa evidenciou que já desenvolve um trabalho da conscientização naquela Unidade Escolar, mas também enfatizou a necessidade de novos projetos ligados ao Meio Ambiente.

“Essa oficina é muito importante porque nos dá um gás para iniciarmos o próximo ano com novidades e experiências de sucesso realizadas em outras comunidades. Nós já realizamos um projeto chamado “Arrastão do Bem” que trabalhou a questão da limpeza nas praias, tivemos a Feira Multicultural e também outras ideias ligadas ao artesanato com produtos naturais de Cabedelo, a exemplo do coco, que poderão ser trabalhadas, inclusive, com inspiração no que vimos aqui nesta tarde”, afirmou a professora.
 
SECOM




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180