Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeitura de Cabedelo apresenta projetos e ações para a Educação e institui o Ano Cultural Altimar Pimentel
27/1/2014 - Secretaria de Educação

Foto da Internet


A Prefeitura de Cabedelo, através da Secretaria Municipal de Educação, realizará nessa terça-feira (28), às 08h30, no Teatro Santa Catarina, a apresentação do ano letivo 2014. Durante o evento, serão divulgadas as ações, programas e projetos educacionais que integrarão a campanha municipal intitulada “Semear Educação Cidadã”, a ser desenvolvida ao longo do ano. Na ocasião, o Prefeito Leto Viana entregará as portarias de nomeação de todos os gestores escolares e assinará o decreto instituindo o “Ano Cultural Altimar de Alencar Pimentel”, em homenagem ao escritor, jornalista e teatrólogo que tanto incentivou e divulgou a cultura cabedelense numa ação conjunta das Secretarias de Educação e de Cultura.

O evento terá início com uma apresentação do coral cabedelense Tom Jobim e contará com a presença de convidados especiais e representantes de todas as 30 unidades educacionais do município, sendo 22 escolas e 08 creches.

“Estaremos reunidos com os multiplicadores diretos do nosso Projeto, que é implantar uma Educação Cidadã no município de Cabedelo. Acreditamos na Educação como sendo a base de formação da cidadania, imprescindível à construção de uma sociedade justa, onde todos tenham a oportunidade de desenvolver seu potencial e disputar em igualdade de condições as oportunidades, inclusive profissionais”, afirmou o Prefeito Leto Viana, ressaltando o trabalho da Secretária Municipal de Educação e de Cultura, Clecy Alves, e do Assessor Especial da Secretaria, Neroaldo Pontes.

Ano Cultural Altimar de Alencar Pimentel – A cada ano, a Prefeitura de Cabedelo homenageará uma personalidade que tenha prestado relevantes serviços à cultura cabedelense. Este ano será dedicado a Altimar de Alencar Pimentel (in memoriam), escritor, teatrólogo e jornalista que dedicou sua vida à arte e ao município de Cabedelo, incentivando, divulgando e enriquecendo a cultura local.

Altimar Pimentel ocupou a cadeira nº 1 da Academia Paraibana de Letras, bem como uma cadeira no Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba. Graduado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, era especialista em Direção Teatral, em Teatro de Bonecos e implantou o Curso de Comunicação Social da UFPB.

Publicou mais de 30 livros e outras dezenas de artigos sobre a história de Cabedelo, Folclore, estudos de Folclore e Literatura, incluindo coco de roda, contos populares, ciranda, lapinha, fandango e bumba meu boi. Teve mais de 10 peças de teatro publicadas e muitas encenadas. Uma de suas obras, “Incantations”, foi publicada nos Estados Unidos e outra, “O auto do Boi na Paraíba”, na França.

Em reconhecimento ao seu trabalho desenvolvido pela cidade, Altimar Pimentel foi eleito vereador de Cabedelo, assumiu diversos cargos municipais, como Secretário de Educação e de Cultura. Teve um grande destaque estadual e nacional, como Assessor Cultural do Instituto Nacional do Livro, no Rio de Janeiro; Assessor Administrativo da Câmara dos Deputados, em Brasília; Vice-Presidente da Associação de Dramaturgos do Nordeste; membro do Conselho da Lei Viva Cultura; coordenador do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular da UFPB; diretor do Teatro Santa Roza, em João Pessoa, entre tantas outros cargos.

Durante muitos anos, trabalhou como jornalista, sendo redator da Coordenação do Ministério da Agricultura; da Câmara dos Deputados; dos jornais Correio Brasiliense, Correio da Paraíba, O Momento e A Tribuna.

Altimar conquistou muitos prêmios, por três vezes foi eleito o melhor autor em Festivais Nacionais de Teatro e recebeu diversos títulos, menções honrosas, entre outras homenagens, em uma trajetória de muita dedicação pela Literatura, pelo Folclore, pelo Teatro e por Cabedelo.

“A família ficou muito emocionada com essa homenagem, pois somos grandes admiradores do trabalho de Altimar e é muito gratificante ver a Prefeitura de Cabedelo reconhecer o que ele fez pela cidade e tê-lo como exemplo a ser seguido. Espero que a trajetória de Altimar seja inspiração para os nossos jovens, porque era exatamente isso que ele queria, que os cabedelenses valorizassem sua própria cultura”, afirmou a esposa do homenageado, Cleide Rocha.

SECOM
Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180