Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Secretaria Municipal de Saúde promove Campanha de Combate à Hanseníase em Cabedelo
29/1/2014 - Secretaria de Saúde


A Secretaria Municipal de Saúde de Cabedelo (Sescab), através da equipe de Vigilância Epidemiológica e do Programa de Combate à Hanseníase, está promovendo, até a próxima sexta-feira (31), uma Campanha de Combate à Hanseníase, intitulada “Hanseníase tem cura! Procure saber se você tem a doença. Procure tratamento”.

A Gestora de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Cabedelo, Alecsandra Bezerra, explica que a hanseníase é uma doença transmissível e curável, causada por uma bactéria que afeta a pele e nervos periféricos, exigindo um tratamento específico.

“Se você tiver manchas vermelhas ou esbranquiçadas na pele e com dormência no local, procure a Unidade ou Serviço de Saúde mais próximo da sua residência, para avaliação médica”, aconselhou a Gestora.

Até a próxima quinta-feira (30), serão realizadas as seguintes ações:

Unidades de Saúde da Família – Palestras educativas e orientações aos usuários acerca do diagnóstico, tratamento e prevenção da Hanseníase, bem como a identificação de casos e encaminhamentos para exames específicos.

Vigilância Epidemiológica – Realização de monitoramento junto as Unidades de Saúde para atualização dos dados do SINAN e emissão de relatório ao Estado, conforme pactuado junto ao Núcleo de Doenças Endêmicas – SES/PB.

Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa – Realização de ações educativas e orientações aos usuários, em sala de espera, acerca do diagnóstico, tratamento e prevenção da Hanseníase, bem como identificação de sintomáticos respiratórios referenciando para tratamento nas Unidades de Saúde.

Policlínica Leonard Mozart – Realização de ações educativas e orientações aos usuários, em sala de espera, acerca do diagnóstico, tratamento e prevenção da Hanseníase, bem como identificação de sintomáticos respiratórios referenciando para tratamento nas Unidades de Saúde.

CENFISIO – Realização de ações educativas e orientações aos usuários acerca do diagnóstico, tratamento e prevenção da Hanseníase, bem como identificação de sintomáticos respiratórios referenciando para tratamento nas Unidades de Saúde.

Na próxima sexta-feira (31), a equipe de Vigilância em Saúde realizará, com os integrantes do Grupo de Autocuidado (GAC), um “pit stop” para distribuição de material educativo e informativo sobre a Hanseníase. A ação ocorrerá ao lado da Secretaria Municipal de Educação, das 08h00 às 09h30.

SECOM
Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180