Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeito faz reforma administrativa e extingue mais de 50 cargos comissionados
3/2/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Ismael Farias


Com o objetivo de otimizar a gestão municipal, o Prefeito de Cabedelo, Leto Viana, enviou à Câmara Municipal Projetos de Lei propondo uma reforma administrativa no Executivo. Foram criadas a Secretaria de Políticas para Mulheres, a Secretaria de Habitação e a Controladoria Geral do Município, enquanto que outras pastas foram transformadas. Além de não gerar ônus, a reforma extingue mais de 50 cargos comissionados, totalizando uma economia aos Cofres Públicos de, aproximadamente, R$ 26 mil por mês. Aprovados pela Câmara Municipal, os Projetos do Prefeito já estão sancionados.

“Analisando a estrutura da Prefeitura, sentimos a necessidade de promover adequações em algumas pastas, a fim de conseguirmos o melhor funcionamento da Máquina Pública, sempre guiados pelo princípio da eficiência. Muitos gestores pensam em elevar o número de cargos comissionados, mas nós estamos fazendo justamente o contrário, porque nosso objetivo é ordenar a nossa cidade e viabilizar as condições para dar aos cabedelenses a qualidade de vida que merecem”, afirmou Leto Viana, que assumiu a Prefeitura de Cabedelo há dois meses.

Um dos Projetos apresentados pelo Prefeito Leto Viana cria a Controladoria Geral do Município, órgão responsável por fiscalizar a gestão municipal, com a finalidade de garantir a transparência, a moralidade e a legalidade, adequando-se às orientações do Tribunal de Contas do Estado.

Outro Projeto criou a Lei Orgânica da Procuradoria Geral do Município, incluindo a criação de cinco cargos de provimento efetivo de Procurador Municipal, o que nunca houve na história de Cabedelo. Os referidos cargos serão preenchidos após realização de concurso público específico, a ser anunciado, em breve, pela Prefeitura.

As demais modificações foram as seguintes:

- A Secretaria de Meio Ambiente foi transformada em Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (SEMAPA);

- A Secretaria de Portos, Pesca e Aquicultura foi extinta;

- A Secretaria de Comércio, Indústria e Habitação foi transformada na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Portos;

- Foi criada a Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB);

- A Secretarias de Obras Públicas e a de Serviços Urbanos foram unificadas na Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA);

- A Secretaria de Trabalho, Ação Social e Mulher foi transformada na Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social (SEMAIS), almejando fomentar as políticas públicas para pessoas com deficiência;

- Foi criada a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SEPM), com o objetivo de promover a equidade de gênero, ações de enfrentamento à discriminação, ao preconceito e à violência contra as mulheres, garantindo-lhes autonomia e qualidade de vida.

O Prefeito Leto Viana informou que anunciará nos próximos dias os seus novos auxiliares, para comandar as pastas recém-criadas e a Controladoria Geral do Município.

Secom Cabedelo
Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180