Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Pit stop encerra atividades da Semana de Combate à Hanseníase em Cabedelo
1/2/2014 - Secretaria de Saúde

SECOM


Encerrando as atividades da Semana de Combate à Hanseníase, a Secretaria de Saúde de Cabedelo realizou, nessa sexta-feira (31), um pit stop com a entrega de material educativo e informativo sobre prevenção e tratamento da doença, causada por micróbio que atinge, principalmente, a pele e outros tecidos nervosos. A ação foi promovida pela Coordenação de Vigilância em Saúde, em frente à Secretaria da Educação, na BR-230.

O evento fez parte da campanha realizada de 27 a 31 de janeiro, tendo como tema “Hanseníase tem cura. Procure saber se você tem a doença. Procure tratamento”. Durante a semana, foram realizadas diversas atividades, como palestras educativas e orientações aos usuários das Unidades de Saúde da Família (USFs) e Hospitais, verificação e identificando casos, fazendo seus encaminhamentos para exames específicos.

A gestora de Vigilância em Saúde e Coordenadora da Campanha no Município, Alecsandra Bezerra, ressaltou a participação dos profissionais em Saúde durante todas as ações. “A adesão à campanha foi total. Contamos com o apoio da Rede de Assistência e com todos os profissionais das USFs”, comentou.

Enfatizando a importância do tratamento e prevenção da hanseníase, a gestora Alecsandra Bezerra destacou que a doença tem cura e o ideal é que seja diagnosticada em sua fase inicial. “Aqui em Cabedelo, atualmente, temos três dermatologistas na rede pública de saúde e o nosso município tem condições de diagnosticar, tratar e acompanhar esses casos. Temos, inclusive, o exemplo do Grupo do Alto Cuidado em Hanseníase, que é formado por ex-pacientes da doença e que são colaboradores das nossas campanhas”, informou Alecsandra.

Estatística - De acordo com dados estatísticos fornecidos pelo Sistema de Informação de Notificação de Agravo da Secretaria Municipal de Saúde de Cabedelo, em 2013 o Município teve 10 casos de Hanseníase confirmados, sendo sete casos Paucibacilares e três casos Multibacilares, que oferecem mais riscos de contágio. Em 2014, já foram diagnosticados três casos, que estão sendo devidamente acompanhados.

A hanseníase é uma doença causada por micróbio que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz, apresentando os seguintes sinais e sintomas:


  • · Mancha branca, rosa ou avermelhada em qualquer parte do corpo;


  • · Área da pele com perda ou ausência de sensibilidade;


  • · Área da pele seca e com falta de suor;


  • · Área da pele com queda de pelos, especialmente nas sobrancelhas;


  • · Sensação de formigamento nas mãos ou pés;


  • · Diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face;


  • · Caroços no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos;

  • · Febre, edemas e dor nas juntas;


  • · Entupimento, ressecamento, ferida e sangramento do nariz;


  • · Ressecamento nos olhos;



Hanseníase tem cura - Basta se dirigir a uma unidade de saúde mais próxima e começar o tratamento gratuitamente. Assim você evita danos maiores à sua saúde e não transmite para outras pessoas.

SECOM

Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180