Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Pit stop encerra atividades da Semana de Combate à Hanseníase em Cabedelo
1/2/2014 - Secretaria de Saúde

SECOM


Encerrando as atividades da Semana de Combate à Hanseníase, a Secretaria de Saúde de Cabedelo realizou, nessa sexta-feira (31), um pit stop com a entrega de material educativo e informativo sobre prevenção e tratamento da doença, causada por micróbio que atinge, principalmente, a pele e outros tecidos nervosos. A ação foi promovida pela Coordenação de Vigilância em Saúde, em frente à Secretaria da Educação, na BR-230.

O evento fez parte da campanha realizada de 27 a 31 de janeiro, tendo como tema “Hanseníase tem cura. Procure saber se você tem a doença. Procure tratamento”. Durante a semana, foram realizadas diversas atividades, como palestras educativas e orientações aos usuários das Unidades de Saúde da Família (USFs) e Hospitais, verificação e identificando casos, fazendo seus encaminhamentos para exames específicos.

A gestora de Vigilância em Saúde e Coordenadora da Campanha no Município, Alecsandra Bezerra, ressaltou a participação dos profissionais em Saúde durante todas as ações. “A adesão à campanha foi total. Contamos com o apoio da Rede de Assistência e com todos os profissionais das USFs”, comentou.

Enfatizando a importância do tratamento e prevenção da hanseníase, a gestora Alecsandra Bezerra destacou que a doença tem cura e o ideal é que seja diagnosticada em sua fase inicial. “Aqui em Cabedelo, atualmente, temos três dermatologistas na rede pública de saúde e o nosso município tem condições de diagnosticar, tratar e acompanhar esses casos. Temos, inclusive, o exemplo do Grupo do Alto Cuidado em Hanseníase, que é formado por ex-pacientes da doença e que são colaboradores das nossas campanhas”, informou Alecsandra.

Estatística - De acordo com dados estatísticos fornecidos pelo Sistema de Informação de Notificação de Agravo da Secretaria Municipal de Saúde de Cabedelo, em 2013 o Município teve 10 casos de Hanseníase confirmados, sendo sete casos Paucibacilares e três casos Multibacilares, que oferecem mais riscos de contágio. Em 2014, já foram diagnosticados três casos, que estão sendo devidamente acompanhados.

A hanseníase é uma doença causada por micróbio que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz, apresentando os seguintes sinais e sintomas:


  • · Mancha branca, rosa ou avermelhada em qualquer parte do corpo;


  • · Área da pele com perda ou ausência de sensibilidade;


  • · Área da pele seca e com falta de suor;


  • · Área da pele com queda de pelos, especialmente nas sobrancelhas;


  • · Sensação de formigamento nas mãos ou pés;


  • · Diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face;


  • · Caroços no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos;

  • · Febre, edemas e dor nas juntas;


  • · Entupimento, ressecamento, ferida e sangramento do nariz;


  • · Ressecamento nos olhos;



Hanseníase tem cura - Basta se dirigir a uma unidade de saúde mais próxima e começar o tratamento gratuitamente. Assim você evita danos maiores à sua saúde e não transmite para outras pessoas.

SECOM

Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180