Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeitura de Cabedelo lança programação especial em homenagem às mulheres
8/3/2014 - Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres




Após criar a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, em recente reforma administrativa, o Prefeito de Cabedelo, Leto Viana, anunciou uma semana especial de atividades dedicadas às cabedelenses. A programação será aberta na próxima segunda-feira (10), pela primeira-dama e vereadora Jacqueline Monteiro, durante um café da manhã na Policlínica Municipal Leonardo Mozart. Na terça (11), será realizado o I Fórum Cabedelense de Políticas Públicas para Mulheres e as ações em bairros da cidade se estenderão até a sexta (14).

“Cabedelo tinha uma dívida imensa com as cidadãs cabedelenses, pois não havia a preocupação com políticas públicas voltadas para o bem estar das mulheres. Temos a honra de ser o 4º município paraibano a criar a Secretaria da Mulher (Lei nº 1.696/2014) e a nova pasta já está em fase de estruturação, para dar início às ações permanentes de valorização à mulher. Acreditamos que o 8 de março é uma data muito importante, simbólica, mas todos os dias do ano devem ser dedicados às mulheres, através de ações constantes, pois só assim garantiremos e ampliaremos os seus direitos, conquistados com tanto mérito”, afirmou o prefeito Leto Viana.

De acordo com o chefe do Executivo, a Secretaria recém-criada tem o objetivo de promover a igualdade de gênero, realizar ações de enfrentamento à discriminação, ao preconceito e à violência contra as mulheres, garantindo-lhes autonomia e qualidade de vida.

Programação especial para as mulheres – Após o café da manhã, às 07h30 da segunda-feira (10), na Policlínica Leonardo Mozart, localizada na Rua Pastor José Alves de Oliveira, Centro de Cabedelo, serão realizadas, no local, ações voltadas para a saúde da mulher. Também na segunda-feira, às 08h30, serão promovidas atividades educativas para as aposentadas assistidas pelo Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cabedelo (IPSEMC).

Na terça-feira (11), será realizado I Fórum de Políticas Públicas para Mulheres, a partir das 14h00, no Teatro Santa Catarina. Ao longo do evento, serão promovidas apresentações artísticas, palestras sobre saúde e sobre a Lei Maria da Penha. Também serão lançados cursos oferecidos pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFPB) para profissionalização de mulheres, através dos Programas Mulheres Mil e PRONATEC, e serão realizadas homenagens a cidadãs cabedelenses.

A Semana da Mulher se estenderá até a próxima sexta-feira (14), com ações nos bairros Renascer, Oceania e Ponta de Matos, onde também serão oferecidos serviços, a exemplo de palestras educativas e apresentações sobre inclusão social e saúde da mulher, com verificação de pressão arterial, glicemia, dentre outros, pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, cortes de cabelo e maquiagem, pela Secretaria de Ação e Inclusão Social.

Durante as ações nos bairros, estarão presentes ainda equipes do Programa Bolsa Família, Sistema Nacional de Emprego na Paraíba (Sine-PB), Secretaria de Educação e Cultura, IFPB (realizando inscrições para os cursos), Programas do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Conselhos Tutelares e da própria Secretaria da Mulher, esclarecendo dúvidas e oferecendo orientações.

No dia do encerramento, sexta-feira (14), haverá uma caminhada que sairá da Praça Getúlio Vargas (Centro) com destino à Praça dos Pescadores (Ponta de Matos), onde novamente acontecerão várias atividades e apresentações culturais.

“Todas essas ações têm o objetivo de promover e valorizar, direta ou indiretamente, a efetiva participação da mulher na sociedade. É essencial para o Poder Público apoiar e coordenar atividades de formação e capacitação para a conscientização dos direitos das mulheres. A equipe está preparada para ir às ruas e disseminar informações importantes no tocante a esses direitos”, afirmou Geusa Ribeiro, secretária municipal adjunta de Políticas Públicas para Mulheres.

Secom - Cabedelo

Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180