Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeitura de Cabedelo lança programação especial em homenagem às mulheres
8/3/2014 - Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres




Após criar a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, em recente reforma administrativa, o Prefeito de Cabedelo, Leto Viana, anunciou uma semana especial de atividades dedicadas às cabedelenses. A programação será aberta na próxima segunda-feira (10), pela primeira-dama e vereadora Jacqueline Monteiro, durante um café da manhã na Policlínica Municipal Leonardo Mozart. Na terça (11), será realizado o I Fórum Cabedelense de Políticas Públicas para Mulheres e as ações em bairros da cidade se estenderão até a sexta (14).

“Cabedelo tinha uma dívida imensa com as cidadãs cabedelenses, pois não havia a preocupação com políticas públicas voltadas para o bem estar das mulheres. Temos a honra de ser o 4º município paraibano a criar a Secretaria da Mulher (Lei nº 1.696/2014) e a nova pasta já está em fase de estruturação, para dar início às ações permanentes de valorização à mulher. Acreditamos que o 8 de março é uma data muito importante, simbólica, mas todos os dias do ano devem ser dedicados às mulheres, através de ações constantes, pois só assim garantiremos e ampliaremos os seus direitos, conquistados com tanto mérito”, afirmou o prefeito Leto Viana.

De acordo com o chefe do Executivo, a Secretaria recém-criada tem o objetivo de promover a igualdade de gênero, realizar ações de enfrentamento à discriminação, ao preconceito e à violência contra as mulheres, garantindo-lhes autonomia e qualidade de vida.

Programação especial para as mulheres – Após o café da manhã, às 07h30 da segunda-feira (10), na Policlínica Leonardo Mozart, localizada na Rua Pastor José Alves de Oliveira, Centro de Cabedelo, serão realizadas, no local, ações voltadas para a saúde da mulher. Também na segunda-feira, às 08h30, serão promovidas atividades educativas para as aposentadas assistidas pelo Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cabedelo (IPSEMC).

Na terça-feira (11), será realizado I Fórum de Políticas Públicas para Mulheres, a partir das 14h00, no Teatro Santa Catarina. Ao longo do evento, serão promovidas apresentações artísticas, palestras sobre saúde e sobre a Lei Maria da Penha. Também serão lançados cursos oferecidos pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFPB) para profissionalização de mulheres, através dos Programas Mulheres Mil e PRONATEC, e serão realizadas homenagens a cidadãs cabedelenses.

A Semana da Mulher se estenderá até a próxima sexta-feira (14), com ações nos bairros Renascer, Oceania e Ponta de Matos, onde também serão oferecidos serviços, a exemplo de palestras educativas e apresentações sobre inclusão social e saúde da mulher, com verificação de pressão arterial, glicemia, dentre outros, pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, cortes de cabelo e maquiagem, pela Secretaria de Ação e Inclusão Social.

Durante as ações nos bairros, estarão presentes ainda equipes do Programa Bolsa Família, Sistema Nacional de Emprego na Paraíba (Sine-PB), Secretaria de Educação e Cultura, IFPB (realizando inscrições para os cursos), Programas do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Conselhos Tutelares e da própria Secretaria da Mulher, esclarecendo dúvidas e oferecendo orientações.

No dia do encerramento, sexta-feira (14), haverá uma caminhada que sairá da Praça Getúlio Vargas (Centro) com destino à Praça dos Pescadores (Ponta de Matos), onde novamente acontecerão várias atividades e apresentações culturais.

“Todas essas ações têm o objetivo de promover e valorizar, direta ou indiretamente, a efetiva participação da mulher na sociedade. É essencial para o Poder Público apoiar e coordenar atividades de formação e capacitação para a conscientização dos direitos das mulheres. A equipe está preparada para ir às ruas e disseminar informações importantes no tocante a esses direitos”, afirmou Geusa Ribeiro, secretária municipal adjunta de Políticas Públicas para Mulheres.

Secom - Cabedelo

Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180