Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Ações e serviços para as mulheres são realizados nos Bairros Renascer e Jacaré
14/3/2014 - Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres

Ismael Farias



A Semana da Mulher, realizada pela Prefeitura Municipal de Cabedelo, levou diversas atividades e serviços para os bairros Renascer e Jacaré, a exemplo de palestras educativas, atendimentos de saúde, inscrições para cursos profissionalizantes, orientações sobre o Programa Bolsa Família, cadastros para empregos, além de tenda da beleza. No Renascer, as ações foram realizadas na quarta-feira (12), na nova Quadra de Esportes da Escola Municipal Profª Elizabeth Ferreira da Silva (antigo Renascer II). Na quinta (13), as atividades foram oferecidas no bairro Jacaré, no terreno da Luck Festas e Recepções, comunidade Oceania. Nos dois bairros, os estandes de serviços registraram mais de 300 atendimentos.

A programação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social (Semais) e pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. Ambos os dias tiveram início com um alongamento muscular, coordenado pelo professor Valberto Pessoa, e, em seguida, foram realizadas apresentações culturais de dança e artes cênicas, pelos alunos dos grupos folclóricos do Centro de Artes Municipal, que fizeram alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Paralelamente às apresentações, foram oferecidos vários serviços de utilidade pública e orientações importantes às cidadãs cabedelenses. No estande da Saúde, eram realizados exames citológicos, testes de glicemia, verificação de pressão arterial, entrega de preservativos masculinos e femininos, além de panfletos informativos sobre a campanha nacional de prevenção contra o papiloma vírus humano (HPV).

No estande do Programa Bolsa Família, estavam sendo transmitidas orientações sobre o cadastro e novas inserções no Programa. Já no estande da Inclusão Social, eram divulgados os serviços que o Município oferece, principalmente, às pessoas portadoras de deficiências. Nos estandes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), estavam sendo divulgadas as atividades dos órgãos, assim como nos estandes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do Projovem, que também realizava inscrições para os programas oferecidos.

O Programa Mulheres Mil, do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFPB) - Campus Cabedelo foi bastante visitado pelas mulheres, para fazer inscrições nos cursos profissionalizantes, a exemplo de auxiliar de cozinha, cuidadora de idosos, cabeleireira, maquiadora e horticultura orgânica. Em paralelo, o Sistema Nacional de Emprego na Paraíba (Sine-PB) cadastrava as cabedelenses interessadas.

O estande da Beleza também estava sempre lotado, onde as mulheres e crianças puderam desfrutar de cortes de cabelo, maquiagem e participaram de um animado desfile.

A professora do IFPB - Campus Cabedelo, Niely Souza, que estava coordenando uma equipe de alunas do Instituto para maquiar as mulheres, resumiu o sentimento que marcou os participantes dessas ações. "Estamos aqui somando forças, junto às Secretarias Municipais, para proporcionar às mulheres do bairro uma ação importante. A maquiagem é apenas um complemento, ela ressalta o que já há de belo nestas mulheres e, assim, tentamos fazer com que a felicidade se sobressaia à questão estética e aflore para vida das cidadãs", afirmou a maquiadora.

Nos dois bairros também foram sorteados vários brindes para as mulheres atendidas. Muitas delas, emocionadas, fizeram questão de registrar sua felicidade, como a aposentada Maria de Lourdes, moradora do Bairro do Renascer. "A gente tinha pouco divertimento por aqui. Antes, as festas eram mais para os jovens. Gostei das apresentações, de tudo que participamos aqui e agora vou ficar mais bonita fazendo minha própria maquiagem, como aprendi hoje", finalizou a moradora.

De acordo com a secretária Adjunta da Mulher, Geusa Ribeiro, os resultados foram bastante satisfatórios, com mais de 300 atendimentos nos estandes de serviços, além das dezenas de pessoas que compareceram para prestigiar as apresentações e palestras.

Dona Francisca dos Santos, moradora da Vila Feliz, demonstrou felicidade em ser lembrada na Semana da Mulher. "É muito gratificante quando uma gestão prestigia uma comunidade com eventos deste porte. Para nós, é um gesto importante, nos mostrando que nossa gente tem vez", afirmou.

O encerramento da Semana da Mulher Cabedelense estava previsto para esta sexta-feira (14), com uma caminhada e continuidade das ações e serviços, dessa vez no bairro Ponta de Matos, mas o evento foi cancelado devido às fortes chuvas.

SECOM - Cabedelo






Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180