Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeitura de Cabedelo realizará Semana de Combate à Tuberculose
23/3/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional



O município de Cabedelo participará ativamente das ações do Programa Nacional de Combate à Tuberculose (PNCT). Com o slogan “Tuberculose tem cura. Procure tratamento!”, a Prefeitura de Cabedelo, através de Secretaria Municipal de Saúde, realizará, a partir dessa segunda-feira (24), a Semana de Combate à Tuberculose. Até a próxima sexta-feira (28), serão promovidas diversas atividades com o objetivo de esclarecer, orientar e alertar a população quanto à necessidade de buscar tratamento adequado para a doença, que tem cura, se tratada corretamente.

As ações terão início às 09h00 dessa segunda (24), Dia Mundial de Combate à Tuberculose, com um pit stop a ser realizado ao lado da Secretaria de Educação de Cabedelo, pela equipe da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, quando serão distribuídos materiais educativos e informativos sobre a doença.

Ao longo da semana, as Unidades de Saúde da Família, o Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa, a Policlínica Leonard Mozart e o Centro Municipal de Fisioterapia (CEMFISIO) promoverão palestras e orientações aos usuários, sobre diagnóstico, tratamento e prevenção da tuberculose, bem como encaminhamentos para exames específicos.

Sobre a doença – A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria chamada bacilo de Koch, que ataca principalmente os pulmões, mas pode atingir outras partes do corpo. É transmitida de pessoa para pessoa, pelo ar, quando o doente tosse, fala ou espirra, portanto o contágio pode ocorrer no ambiente familiar, em salas de aula, ônibus, local de trabalho e em qualquer local onde haja aglomeração de pessoas.

Os principais sintomas da tuberculose (pulmonar) são:
- Tosse, com ou sem secreção, por mais de três semanas;
- Febre baixa, geralmente à tarde;
- Cansaço à toa e fraqueza;
- Falta de apetite e dor no peito;
- Perda de peso;
- Suor noturno;
- Em alguns casos, hemoptise (sangramento das vias respiratórias).

Existe vacina contra a Tuberculose: a BCG, prioritariamente indicada para as crianças de 0 a 4 anos de idade, sendo obrigatória para menores de 1 ano. A vacina BCG protege as crianças e os jovens contra as formas mais graves da doença.

O tratamento da tuberculose dura, em média, seis meses e não pode ser interrompido. Os remédios devem tomados diariamente, sempre por orientação médica ou do profissional de saúde. O paciente deve ser acompanhado ao longo de todo o tratamento, que só termina quando o médico disser que ele está curado, ou seja, somente o médico pode dizer quando parar de tomar os medicamentos receitados.

Mais informações podem ser adquiridas na Secretaria de Saúde de Cabedelo – (83) 3250.3141.

Secom - Cabedelo
Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180