Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeitura de Cabedelo realiza Dia D de combate à dengue e evidencia a redução no número de casos da doença
29/3/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional



A Prefeitura de Cabedelo, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo Estadual, realizou, nessa sexta-feira (28), uma mobilização social referente ao Dia D de Combate à Dengue. O objetivo da ação foi orientar e conscientizar a população sobre medidas que podem ser adotadas para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.


Durante a manhã desta sexta, uma equipe formada por 35 agentes de combate a endemias (ACES), bem como os agentes da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, e seus respectivos supervisores, afixaram cartazes e distribuíram panfletos informativos em pontos estratégicos da cidade: na Secretaria de Saúde, no Mercado Público, em frente ao Supermercado Assis e nas proximidades do Ferry Boat.


“Hoje é o dia de mobilização social contra a dengue no Município e esse é um evento muito importante porque os perigos que dengue oferece são para o ano inteiro. É fundamental informar, conscientizar e educar a população sobre a importância e os cuidados para evitar a proliferação do mosquito”, afirmou a coordenadora da campanha, Daniela Sarmento, diretora de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde.


Transeuntes e condutores de veículos que passaram pelos pit stops elogiaram a ação e ressaltaram a atenção redobrada que todos devem ter com a prevenção da dengue. “Todos nós temos que ter ações preventivas todos os dias para combater a dengue. Pessoas da minha família já adoeceram e a gente não pode dar mole para esse mosquito”, alertou o taxista Gerônimo Luciano, ao receber um panfleto da campanha.


Casos de Dengue em Cabedelo - De acordo com o Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, o município de Cabedelo vem apresentando uma diminuição satisfatória no índice de casos notificados de dengue.


No ano de 2012, a situação foi atípica e alarmante, devido ao um surto que ocorreu no Município, onde foram notificados 1.537 casos, sendo um caso de dengue hemorrágica. Já em 2013, o número caiu para 485 casos notificados, com dois casos de complicação do quadro clínico.


Neste ano de 2014, a redução do índice é mais notória e gradativa, haja vista que, até a presente data, apenas 25 casos foram notificados, sem ocorrência de casos graves. Nestes dois últimos anos, também não ocorreram óbitos em decorrência de casos de dengue.


Faça a sua parte - A proliferação do Aedes aegypti é rápida, o mosquito pode atingir a fase adulta entre 7 e 10 dias e, se a fêmea estiver contaminada, irá transmitir a doença. Os ovos do mosquito podem sobreviver por até 450 dias, mesmo se o local onde foram depositados os ovos estiver seco. Quando receber água novamente, o ovo ficará ativo, por isso é importante eliminar a água e lavar com sabão os recipientes que ficam em área externa. Isso vale para bebedouros de animais e bordas de piscina, por exemplo.


Lista de locais que devem ser checados diariamente – É importante fazer a verificação de caixas d’água, tanques e cisternas, que devem estar fechados. Não deixar acumular água em locais como vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, entre outros locais.



Secom - Cabedelo
Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180