Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Semana de Combate à Tuberculose teve ações em vários pontos da cidade
29/3/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional


Ao longo desta semana, a Prefeitura de Cabedelo, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma campanha de combate à Tuberculose, engajada ao Programa Nacional de Combate à Tuberculose (PNCT). Com o slogan “Tuberculose Tem Cura. Procure Tratamento”, a campanha teve o objetivo de alertar a população sobre aspectos muito importantes a respeito da doença e seu tratamento.

“A informação foi a grande aliada dessa campanha, quase num corpo-a-corpo, mediante palestras e distribuição de material gráfico, orientando o maior número possível de pessoas”, afirmou Alecsandra Bezerra de Oliveira, uma das responsáveis pelo Setor de Vigilância da Saúde em Cabedelo.

No dia 24, quando se celebra o Dia Mundial do Combate à Tuberculose, a Prefeitura de Cabedelo realizou um pit stop, ao lado da Secretaria de Educação (BR-230), com distribuição, a centenas de automóveis, de material educativo e informativo sobre a doença.

Até esta sexta-feira (28), as Unidades de Saúde da Família, o Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa, a Policlínica Leonard Mozart e o Centro Municipal de Fisioterapia (CEMFISIO) promoveram palestras e orientações aos usuários, sobre diagnóstico, tratamento e prevenção da tuberculose, bem como encaminhamentos para exames específicos.

O material informativo distribuído enfatiza que existe cura para a tuberculose, doença que, décadas atrás, tanto assustou a população brasileira. Também ressalta a importância de o tratamento ser feito de forma adequada, sem interrupções, evitando problemas ao paciente e à população.

Ações como essa, focando a informação, visam fazer com que os casos sejam detectados mais precocemente, facilitando a cura e reduzindo o grau de transmissão da doença. Isso porque a maioria dos doentes já chega ao serviço em estágios bem avançados, o que deve ser combatido.

Alecsandra Bezerra relata que Cabedelo dispõe de todas as condições para proceder a identificação, diagnóstico e tratamento da Tuberculose, por meio de equipamentos de Raio X, Baciloscopia e Cultura, sendo Cabedelo, inclusive, pioneiro no Estado na Cultura de Ogawa.

“Estamos bem preparados. Em 2013, Cabedelo apresentou um resultado de 22.2 casos por 100 mil habitantes, abaixo da média nacional que, de forma geral, também vem reduzindo”, informa Alecsandra.

Secom - Cabedelo

Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180