Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Secretaria da Saúde de Cabedelo promove Formação em Saúde Mental para agentes comunitários
2/4/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Ismael Farias



A Prefeitura de Cabedelo, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou, nesta terça-feira (01), a Formação em Saúde Mental para agentes comunitários de saúde e auxiliares técnicos de enfermagem. O curso, que está sendo realizado no auditório do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cabedelo (IPSEMC), detalha abordagens e técnicas aplicadas ao cuidado de pacientes que fazem uso de substâncias psicoativas, a exemplo de crack, álcool e outras drogas.

A formação objetiva capacitar os agentes e auxiliares, preparando-os devidamente para que, no dia-a-dia da função, tenham uma abordagem e estratégia adequadas no cuidado de dependentes químicos, tudo dentro de uma perspectiva de redução de danos e baseada na educação popular em saúde. “Essa iniciativa é muito importante para o município, principalmente para a Atenção Básica, na perspectiva de redução dos danos, porque vai contribuir para que esses profissionais utilizem as ferramentas adequadas de acordo com cada necessidade”, afirmou a coordenadora do Nasf – Cabedelo e apoiadora Institucional das Unidades de Saúde da Família (USFs), Josenilma Assis Costa.

A primeira turma iniciou a formação nesta terça-feira (01) em período integral, e as aulas terão continuidade ao longo das próximas quatro terças-feiras, totalizando 60 horas, sendo 40 horas presenciais e 20 horas de dispersão (prática in loco). Em seguida, outras três turmas participarão do curso, todas integradas por agentes comunitários lotados no Nasf. A ação é parte do Projeto Nacional Caminhos do Cuidado, e conta com a parceria do Ministério da Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), da Secretaria de Estado da Saúde.

Projeto Caminhos do Cuidado (MS) - O Projeto “Caminhos do Cuidado” se configura na formação de agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem da Saúde da Família – saúde mental com ênfase em crack, álcool e outras drogas -, visando melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde. A iniciativa se insere no eixo “Cuidado”, do Plano Integrado de Combate às Drogas “Crack, é Possível Vencer”, sob responsabilidade do Ministério da Saúde.

Além dos agentes comunitários, o projeto vai abranger ainda um auxiliar ou técnico de enfermagem por cada equipe de saúde da família, totalizando 290.760 trabalhadores em saúde, em todo o país, que estarão recebendo informações sobre os melhores procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimento aos usuários de drogas, visando sempre a redução de danos.

Secom - Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180