Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Secretaria da Saúde de Cabedelo promove Formação em Saúde Mental para agentes comunitários
2/4/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Ismael Farias



A Prefeitura de Cabedelo, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou, nesta terça-feira (01), a Formação em Saúde Mental para agentes comunitários de saúde e auxiliares técnicos de enfermagem. O curso, que está sendo realizado no auditório do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cabedelo (IPSEMC), detalha abordagens e técnicas aplicadas ao cuidado de pacientes que fazem uso de substâncias psicoativas, a exemplo de crack, álcool e outras drogas.

A formação objetiva capacitar os agentes e auxiliares, preparando-os devidamente para que, no dia-a-dia da função, tenham uma abordagem e estratégia adequadas no cuidado de dependentes químicos, tudo dentro de uma perspectiva de redução de danos e baseada na educação popular em saúde. “Essa iniciativa é muito importante para o município, principalmente para a Atenção Básica, na perspectiva de redução dos danos, porque vai contribuir para que esses profissionais utilizem as ferramentas adequadas de acordo com cada necessidade”, afirmou a coordenadora do Nasf – Cabedelo e apoiadora Institucional das Unidades de Saúde da Família (USFs), Josenilma Assis Costa.

A primeira turma iniciou a formação nesta terça-feira (01) em período integral, e as aulas terão continuidade ao longo das próximas quatro terças-feiras, totalizando 60 horas, sendo 40 horas presenciais e 20 horas de dispersão (prática in loco). Em seguida, outras três turmas participarão do curso, todas integradas por agentes comunitários lotados no Nasf. A ação é parte do Projeto Nacional Caminhos do Cuidado, e conta com a parceria do Ministério da Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), da Secretaria de Estado da Saúde.

Projeto Caminhos do Cuidado (MS) - O Projeto “Caminhos do Cuidado” se configura na formação de agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem da Saúde da Família – saúde mental com ênfase em crack, álcool e outras drogas -, visando melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde. A iniciativa se insere no eixo “Cuidado”, do Plano Integrado de Combate às Drogas “Crack, é Possível Vencer”, sob responsabilidade do Ministério da Saúde.

Além dos agentes comunitários, o projeto vai abranger ainda um auxiliar ou técnico de enfermagem por cada equipe de saúde da família, totalizando 290.760 trabalhadores em saúde, em todo o país, que estarão recebendo informações sobre os melhores procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimento aos usuários de drogas, visando sempre a redução de danos.

Secom - Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180