Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Escola cabedelense Plácido de Almeida realiza Dia Literário e inicia atividades em tempo integral
3/4/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

SECOM



Com o objetivo de estimular a leitura, aproximando os alunos de obras clássicas e apresentando-lhes grandes escritores, a Escola cabedelense de Ensino Fundamental e Médio Plácido de Almeida, localizada no Bairro Renascer, realizou, na última terça-feira (01) o “Dia Literário”, com a participação do escritor e poeta alagoano Ronaldo Monte, radicado em Cabedelo há mais de 30 anos. Durante o evento, a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Clecy Alves, implantou nessa Escola o Programa Mais Educação, do Governo Federal, através do qual os alunos participarão de atividades extracurriculares no horário em que não estiverem em sala de aula.

A ideia de homenagear Ronaldo Monte partiu dos próprios alunos, após visitarem a exposição das obras do escritor na Estação Ciência, em João Pessoa. Percebendo a curiosidade e o interesse das crianças e jovens pelos livros do poeta, a direção da Escola idealizou o “Dia Literário”, levando os alunos para o universo encantador da literatura.

“Está cada vez mais raro ver pessoas com interesse em poesia e literatura, então é gratificante ver crianças empenhadas em ter esse conhecimento. Sinto-me emocionado ao vê-los trabalhando com minhas obras, é uma alegria saber que, de certa forma, minha presença nessa Escola irá influenciá-los positivamente, incentivando a leitura. Quem sabe alguns deles se tornarão poetas”, comentou o poeta Ronaldo Monte.

Em sua homenagem, alunos do 5º ano recitaram poesias e fizeram leituras de textos do escritor. Já alunos do 4º ano realizaram uma dramatização musical e o grupo de dança da Escola Adjunto Carlos de Morais, localizada no Recanto do Poço, fez uma apresentação de Ciranda. Outro destaque do dia foi a aluna Vitória Helen Coutinho, que, com apenas 10 anos, comandou o cerimonial do evento, com muita desenvoltura.

Para Leonilde Xavier (professora Lêda), gestora da Escola, é de extrema importância que os alunos sejam incentivados a participar desse universo literário já no ensino fundamental. “Eles vão descobrindo o prazer na leitura, se identificado com alguns autores, e o incentivo da Escola nesse sentido é muito importante”, ressaltou. A gestora anunciou ainda que, no final deste ano, a escola lançará um livro de poesias escrito pelos professores da Escola Plácido de Almeida, dentro das comemorações do Ano Cultural Altimar Pimentel.

Programa Mais Educação – Objetivando inserir as crianças e adolescentes no esporte, nas artes e na cultura, afastando-os da ociosidade e de seus malefícios, como a aproximação ao mundo das drogas, por exemplo, a a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Clecy Alves, anunciou que a Escola Plácido de Almeida está inserida no Programa Mais Educação, do Governo Federal.

Através desse Projeto, os alunos que estudam pela manhã poderão participar, à tarde, de atividades como robótica, dança, teatro ou esporte, a exemplo de judô, basquete, vôlei ou futebol, tudo realizado na própria escola. Os jovens com idade entre 15 e 17 anos também poderão optar por ter aulas de Informática para o Trabalho, adquirindo conhecimentos para sua futura vida profissional. Os estudantes do turno da tarde, poderão realizar tais atividades pela manhã.

A Escola de Ensino Fundamental e Médio Plácido de Almeida conta com 488 alunos, a partir dos 06 anos até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Estamos trabalhando para incluir todas as escolas cabedelenses no Programa Mais Educação, pois sabemos a importância dessas atividades extracurriculares para a saúde dos nossos jovens e para a formação da cidadania”, afirmou a secretária Clecy Alves.

Secom - Cabedelo











Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180