Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Escola cabedelense Plácido de Almeida realiza Dia Literário e inicia atividades em tempo integral
3/4/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

SECOM



Com o objetivo de estimular a leitura, aproximando os alunos de obras clássicas e apresentando-lhes grandes escritores, a Escola cabedelense de Ensino Fundamental e Médio Plácido de Almeida, localizada no Bairro Renascer, realizou, na última terça-feira (01) o “Dia Literário”, com a participação do escritor e poeta alagoano Ronaldo Monte, radicado em Cabedelo há mais de 30 anos. Durante o evento, a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Clecy Alves, implantou nessa Escola o Programa Mais Educação, do Governo Federal, através do qual os alunos participarão de atividades extracurriculares no horário em que não estiverem em sala de aula.

A ideia de homenagear Ronaldo Monte partiu dos próprios alunos, após visitarem a exposição das obras do escritor na Estação Ciência, em João Pessoa. Percebendo a curiosidade e o interesse das crianças e jovens pelos livros do poeta, a direção da Escola idealizou o “Dia Literário”, levando os alunos para o universo encantador da literatura.

“Está cada vez mais raro ver pessoas com interesse em poesia e literatura, então é gratificante ver crianças empenhadas em ter esse conhecimento. Sinto-me emocionado ao vê-los trabalhando com minhas obras, é uma alegria saber que, de certa forma, minha presença nessa Escola irá influenciá-los positivamente, incentivando a leitura. Quem sabe alguns deles se tornarão poetas”, comentou o poeta Ronaldo Monte.

Em sua homenagem, alunos do 5º ano recitaram poesias e fizeram leituras de textos do escritor. Já alunos do 4º ano realizaram uma dramatização musical e o grupo de dança da Escola Adjunto Carlos de Morais, localizada no Recanto do Poço, fez uma apresentação de Ciranda. Outro destaque do dia foi a aluna Vitória Helen Coutinho, que, com apenas 10 anos, comandou o cerimonial do evento, com muita desenvoltura.

Para Leonilde Xavier (professora Lêda), gestora da Escola, é de extrema importância que os alunos sejam incentivados a participar desse universo literário já no ensino fundamental. “Eles vão descobrindo o prazer na leitura, se identificado com alguns autores, e o incentivo da Escola nesse sentido é muito importante”, ressaltou. A gestora anunciou ainda que, no final deste ano, a escola lançará um livro de poesias escrito pelos professores da Escola Plácido de Almeida, dentro das comemorações do Ano Cultural Altimar Pimentel.

Programa Mais Educação – Objetivando inserir as crianças e adolescentes no esporte, nas artes e na cultura, afastando-os da ociosidade e de seus malefícios, como a aproximação ao mundo das drogas, por exemplo, a a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Clecy Alves, anunciou que a Escola Plácido de Almeida está inserida no Programa Mais Educação, do Governo Federal.

Através desse Projeto, os alunos que estudam pela manhã poderão participar, à tarde, de atividades como robótica, dança, teatro ou esporte, a exemplo de judô, basquete, vôlei ou futebol, tudo realizado na própria escola. Os jovens com idade entre 15 e 17 anos também poderão optar por ter aulas de Informática para o Trabalho, adquirindo conhecimentos para sua futura vida profissional. Os estudantes do turno da tarde, poderão realizar tais atividades pela manhã.

A Escola de Ensino Fundamental e Médio Plácido de Almeida conta com 488 alunos, a partir dos 06 anos até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Estamos trabalhando para incluir todas as escolas cabedelenses no Programa Mais Educação, pois sabemos a importância dessas atividades extracurriculares para a saúde dos nossos jovens e para a formação da cidadania”, afirmou a secretária Clecy Alves.

Secom - Cabedelo











Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180