Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Programação do Dia Mundial da Saúde em Cabedelo segue durante toda a semana, com ações de saúde e cidadania
9/4/2014 - Secretaria de Saúde

Ismael Farias



Esclarecer sobre a importância da promoção da saúde e da prevenção de doenças crônicas, por meio de hábitos saudáveis. Esse é o principal objetivo das atividades que estão sendo realizadas durante toda a semana pela Secretaria de Saúde de Cabedelo. O evento foi aberto na última segunda-feira (07), Dia Mundial da Saúde, no pátio do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFPB) - Campus Cabedelo e já teve continuidade nessa terça (08) e quarta (09), no Centro Especializado Odontológico (CEO), na Policlínica Leonardo Mozart e no anexo da Policlínica.

Sob o tema “Hipertensão Arterial: viver com saúde é uma grande vitória”, as atividades, que acontecem até sexta-feira (11), em vários pontos da cidade, estão levando aos cabedelenses ações de prevenção e proteção à saúde. “A orientação que recebemos do prefeito Leto Viana, e que é um dos objetivos de nossa gestão à frente da Secretaria, é focar na qualidade dos serviços da atenção básica e, dessa forma, realizar a prevenção de patologias facilmente evitáveis”, destaca o secretário de saúde, Jairo Gama.

Na última sexta-feira (04), a Faculdade de Ciências Médicas promoveu ações de saúde para a população, no Cabedelo Clube. Nessa segunda-feira (07), a Prefeitura ofertou serviços que já são oferecidos cotidianamente nas Unidades de Saúde da Família (USFs) de Cabedelo, a exemplo de verificação de pressão arterial, teste de glicemia, teste rápido de HIV, hepatite e sífilis, além de ações de nutrição, pesagem e orientação sobre uma alimentação balanceada.

Na manhã da terça (08), as ações aconteceram na Policlínica Leonard Mozart e no Centro Especializado Odontológico (CEO). Já nesta quarta (09), também durante a manhã, as atividades foram realizadas no Anexo da Policlínica (Antigo Hospital Geral).

“A realização desses testes é de grande importância para que possamos começar a observar a suspeita ou a provável presença de uma patologia. Dependendo dessa análise, alguns usuários já são encaminhados às Unidades Básicas do Município para dar continuidade ao atendimento”, afirmou o técnico de enfermagem, Rômulo Oliveira.

Alunos do IFPB, pacientes do CEO, da Policlínica e moradores, principalmente da Comunidade Jardim Jericó e do Bairro Camalaú, participaram das atividades e ressaltaram a importância do evento. “Eu acho bastante interessante porque isso tudo é um alerta para o cuidado com a Saúde. Espero que essas ações voltem a acontecer abrangendo outras comunidades”, afirmou João Pedro, aluno do curso Técnico de Pesca.

Além de atividades direcionadas à prevenção e informações sobre saúde, as ações têm a participação da Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social, que está oferecendo cortes de cabelo gratuitos e orientações acerca do Programa Bolsa Família. Também contam com a parceria de Gestores e Coordenadores da Rede de Atenção Básica à Saúde do Município e dos Enfermeiros da Alegria, integrantes da faculdade Santa Emília de Rodat.

Programação - Nessa quinta-feira (10), as ações de saúde e cidadania serão realizadas no Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa (HMMPAB). Além de realizar as mesmas atividades que estão acontecendo nos outros locais, proporcionará também, aos seus usuários e pacientes, atividades diferenciadas tais como: suporte básico de cardiologia, informações de prevenção sobre violência contra mulher, palestras sobre amamentação e ainda atividades de ginástica laboral acompanhadas de orientações posturais. No Hospital, as atividades ocorrerão no período das 8h00 às 12h00 e das 13h30 ás 16h00 e serão realizadas no âmbito do prédio onde o mesmo funciona.

O encerramento da programação acontece na sexta-feira (12), no CAPS AD Primavera.

Secom - Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180