Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeitura de Cabedelo renova ambulância do Samu que atende a cidade
10/4/2014 - Secretaria de Saúde

Ismael Farias


O Ministério da Saúde disponibilizou para a cidade de Cabedelo uma nova ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que ficará à disposição da população. O equipamento foi adquirido através de um convênio do Governo Federal com as cidades da 1ª Macrorregião, que incluem João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Bayeux e Conde, totalizando 1,8 milhão de habitantes.

A entrega simbólica do equipamento aconteceu no Hospital Municipal Padre Alfredo Barbosa, onde ficará a nova viatura, para uso exclusivo das ocorrências registradas através do telefone 192. O evento teve a presença do Prefeito Leto Viana e do secretário de saúde, Jairo Gama, e fez parte do calendário da semana especial em comemoração ao Dia Mundial da Saúde.

A nova ambulância é uma VTR USB (Unidade de Suporte Básico) que dispõe de mais espaço e mais equipamentos modernos em seu ambiente interno. A viatura comporta, além do paciente, 1 condutor socorrista, 1 enfermeiro e 1 técnico de enfermagem.

Fruto de várias reivindicações, principalmente por parte de usuários e também da Coordenação de Enfermagem do Hospital Municipal, essa renovação tem como objetivo aumentar a qualidade da assistência e proporcionar melhorias nos serviços oferecidos à população, além de aprimorar as condições de trabalho e segurança aos profissionais de saúde e usuários do equipamento.

Sobre o Samu – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência atende situações em que há risco de vida iminente, como urgências clínicas agudas (parada cardiorrespiratória, dificuldade respiratória severa, convulsões, dentre outros) e urgências traumáticas (atropelamentos, acidentes de trânsito, quedas, queimaduras graves, afogamentos, agressões por armas de fogo ou brancas, choques elétricos). Para solicitar o Samu, basta ligar para o 192. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas, com gravação completa das conversações

Não fazer trotes - Fazer ‘trotes’ aos serviços públicos considerados essenciais é crime. O Samu que atende a 1ª Macrorregião, contemplando Cabedelo, recebe diariamente uma média de mil ligações na sua central de teleatendimento. Segundo dados do Serviço, de janeiro até março deste ano, 40% dessas ligações foram trotes, atrapalhando, dessa forma, o trabalho dos socorristas. O trote é uma contravenção penal que pode resultar em detenção e multa. No caso do Samu, o trote é considerado uma tentativa de restrição ao serviço público de emergência, com pena prevista no artigo 256 do Código Penal, resultado em reclusão de um a cinco anos e multa.

Secom - Cabedelo






Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180