Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Paixão de Cristo de Cabedelo reúne mais de seis mil expectadores
22/4/2014 - Secretaria de Cultura

Ismael Farias



A imponência histórica da Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo, reuniu mais de 6 mil expectadores, em três dias, para assistir a representação da mais bela história de amor e fé contada no mundo cristão. A 37ª edição da Paixão de Cristo de Cabedelo teve a encenação mais completa de sua existência, com duas horas e quinze minutos de espetáculo, representando a tradição bíblica desde o Batismo à Ressurreição de Jesus, em 55 cenas, com 71 atores cabedelenses e 60 figurantes.

“A Paixão de Cristo de Cabedelo faz parte da história da nossa cidade, do nosso povo. É um trabalho maravilhoso, feito por competentes artistas da nossa terra, que, mesmo quando não tinham apoio, se dedicavam incansavelmente para fazer o espetáculo acontecer. Acompanho esse exemplo de dedicação há muitos anos e, desde que era vereador, sempre lutei por apoio para essa encenação. Agora, enquanto prefeito, é uma honra poder contribuir para sua realização. Estão todos de parabéns”, afirmou, emocionado, o prefeito Leto Viana, que concedeu o maior apoio que o espetáculo já teve em suas quase quatro décadas.

A Paixão de Cristo de Cabedelo é uma realização do Grupo de Teatro Amador Alfredo Barbosa (GTAAB), presidido pelo artista cabedelense Tadeu Patrício. Por falta de condições financeiras, o espetáculo já deixou de ser encenado em alguns anos, precisou cortar algumas cenas para diminuir os gastos, já chegou a cobrar ingressos para arcar com os custos e nunca teve gerador para evitar que uma queda de energia atrapalhasse a encenação.

Este ano, a Prefeitura Municipal concedeu um apoio de R$ 45 mil reais, além de estrutura extra, como gerador, transporte para os atores e divulgação, inclusive em outdoors espalhados pela cidade, o que garantiu a presença de vários turistas.

“Há anos não conseguíamos realizar o espetáculo completo e poder fazer isso nos empolgou muito, porque nos sentimos valorizados. Com a divulgação que foi realizada, a procura por ingressos foi muito boa e tivemos um grande público. Porém, o mais gratificante foi ver a reação dos expectadores após a encenação, porque cabedelenses e turistas, vindos de Campina Grande, Recife, Natal, São Paulo e outros lugares do Brasil, se aproximavam dos atores para elogiar o nosso trabalho”, comentou o produtor do espetáculo e também ator, Walmarques Júnior.

Ele explicou que o incentivo financeiro que a Prefeitura concedeu este ano viabilizou novos cenários, a ampliação do figurino e dos efeitos especiais, contratação de mais serviços técnicos e a realização integral da peça, sem cortes de cenas.

“Fui convidado por um familiar para assistir ao espetáculo, mas confesso que não esperava tudo isso. Me surpreendi com a dinâmica da encenação, o trabalho dos atores, os cenários, o figurino e até mesmo a pontualidade. Uma belíssima representação dessa história tão grandiosa”, afirmou Lucas Ribeiro, estudante brasileiro que mora em Portugal há vários anos e está de férias em João Pessoa.

Secom – Cabedelo
Fotos: Ismael Farias

















Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180