Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo inicia campanha de vacinação contra a influenza 2014 e sediará o ´dia D` no Estado
22/4/2014 - Secretaria de Saúde

Foto da Internet


A Prefeitura de Cabedelo, através da Secretaria de Saúde do município (Sescab), inicia, nesta terça (22), a Campanha de Vacinação contra a Influenza, que segue até o dia 9 de maio. A cidade foi a escolhida, pela Secretaria Estadual de Saúde, para sediar o lançamento do ´Dia D` da campanha, que acontece no próximo sábado (26), na Praça Getúlio Vargas, no Centro da cidade, e contará com a presença do Prefeito Leto Viana.

Toda a população será convocada para participar da campanha, que pretende imunizar 13.095 cabedelenses contra o vírus da Infuenza, causador da gripe. O público alvo, este ano, compreende pessoas maiores de 60 anos, profissionais de saúde, gestantes, puérperas (mulheres com recém-nascidos até 45 dias pós-parto), crianças (na faixa etária de 06 meses a 05 anos) e portadores de doenças crônicas (sob apresentação de prescrição médica).

“O combate a essa enfermidade é essencial para nossa população. Que todos os cidadãos sejam nossos parceiros e que procurem as unidades onde estarão sendo disponibilizadas as vacinas”, afirmou o secretário de Saúde do município, Jairo Gama.

Durante o período da campanha, a equipe de Imunização da Secretaria de Saúde disponibilizará a vacina contra a influenza nas vinte Unidades de Saúde da Família (USFs) espalhadas por todo o Município. No Dia D, além das USFs, a Secretaria terá também equipes especiais atuando em postos volantes em diversos locais da cidade.

Meta nacional - A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público alvo, que soma quase 50 milhões de pessoas em todo o país. A dose da vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Influenza - A Influenza ou gripe é uma infecção viral aguda do trato respiratório, com distribuição global e elevada transmissibilidade. Apresenta-se com início abrupto, incluindo febre, mialgia e tosse seca. Sua importância deve-se ao caráter epidêmico e alta morbidade, com elevadas taxas de hospitalização em crianças, gestantes, idosos ou pacientes portadores de doenças debilitantes crônicas.

O modo mais comum é a transmissão direta (pessoa a pessoa), por meio de gotículas expelidas pelo indivíduo infectado ao falar, tossir e espirrar. Durante os quadros agudos, recomenda-se repouso e hidratação adequada. Medicações antitérmicas podem ser utilizadas (evitar o uso de acido acetilsalicílico nas crianças). No caso de complicações pulmonares graves, podem ser necessárias medidas de suporte intensivo.

Apesar dos índices devastadores provocados pela doença em todo o mundo, o Brasil, nos últimos anos, tem reduzido significativamente as ocorrências principalmente através da realização dessas campanhas de vacinação.

Secom - Cabedelo

Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180