Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo é a 7ª cidade da Paraíba a definir Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência
25/4/2014 - Secretaria Municipal de Assistência Social

SECOM



Na última quinta-feira (24), a Secretaria de Ação e Inclusão Social de Cabedelo (Semais) realizou a eleição para a primeira formação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, que tem seu funcionamento garantido pela lei municipal nº 1.666/2013, de 05 de novembro de 2013, em atenção ao requerimento da vereadora Jaqueline Monteiro, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal.

Na reunião, aberta à sociedade cabedelense, ficou implementado o Conselho, que terá como presidente a professora Edna Maria Pereira. A chapa por ela encabeçada foi eleita por representantes de entidades e organizações que representam as pessoas com necessidades especiais do município.

O Conselho da Pessoa com Deficiência de Cabedelo é o 7º em atividade na Paraíba, e terá a missão de promover, fiscalizar e defender o cumprimento dos direitos das pessoas com deficiência na cidade. Entre as atribuições, está a promoção de políticas públicas que assegurem à pessoa com deficiência seus direitos básicos, como educação, saúde, trabalho, desporto, e o seu bem-estar pessoal, social e econômico.

A primeira dama Jaqueline Monteiro prestigiou o evento que formou o Conselho e destacou sua importância, além do apoio incondicional que a Prefeitura de Cabedelo dará à entidade e às pessoas portadoras de necessidades especiais na cidade.

"Precisamos reconhecer a importância que o Conselho terá para contribuir com as políticas públicas voltadas à Inclusão Social. Nós temos um papel muito importante, enquanto poder público, de buscar cada vez mais fazer com que essas pessoas sintam-se seguras e confortáveis quando transitam, quando estão em sala de aula ou quando buscam orientações e atendimentos em diversos setores", afirmou Jaqueline.

O Secretário de Ação e Inclusão Social, Euzo Chaves, presidiu o evento e, na ocasião, lembrou o empenho da atual gestão em fazer valer os direitos dos mais necessitados, além de explicar como será a atuação do Conselho na cidade. “Esse é um momento histórico, em que estamos buscando viabilizar, de forma total e abrangente, todas as ações voltadas às pessoas com necessidades especiais. Sem sombra de dúvidas, esse Conselho abrirá portas para que essas pessoas possam viver de forma digna e ter acesso ao que é seu por direito”, comentou.

O Presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Genésio Vieira, também fez questão de destacar o empenho e o exemplo que Cabedelo vem dando à toda a Paraíba na luta pelos direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais “É notório que já há um comprometimento bastante importante por parte da sociedade civil e do poder público, aqui em Cabedelo. O Conselho, além de ser ouvidor, irá pleitear os anseios das Pessoas com Deficiência e assessorar o Poder Público nas ações a serem realizadas", destacou.

Eleita presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, a professora Edna Pereira lembrou sua trajetória nessa luta e demonstrou esperança no trabalho que será realizado. "Hoje é um dia muito feliz, um sonho realizado para Cabedelo. Lancei minha candidatura por acreditar e estar disposta a fazer com que a nossa cidade inteira abrace essa causa. Vamos trabalhar, unidos, para que as pessoas com deficiência possam realmente conquistar seu espaço com dignidade, tanto na educação, quanto na saúde”, destacou Edna, que também atua à frente da Escola Municipal Paulino Siqueira, onde, desde 2005, desenvolve um trabalho ligado à Inclusão Social através das Pessoas com Deficiência.

Além de representantes públicos, a reunião contou com a presença e a participação da sociedade civil, a exemplo do estudante Jadson Gomes. Deficiente físico e visual, ele resumiu seu sentimento de esperança e gratidão pela formação do Conselho, através de uma metáfora: "Apenas uma linha não tem força para nada, mas uma corda que é formada por um trançado de linhas tem força para suportar muita coisa, é assim que vejo a formação deste grupo”.

Conselho – O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência ficou assim definido: Edna Maria Pereira (Presidente); Nicelma Nascimento dos Santos (Vice-Presidente); Jane Valéria (Primeira Secretária); Rosinete Maria (Segunda Secretária) e Thales Barreto (Tesoureiro).

SECOM - Cabedelo

Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180